Bolo de fubá bem amarelo

por Cozinha da Márcia

O bolo de fubá bem amarelo é perfumado com bastante baunilha e casca de laranja ralada. O seu aroma e sua textura combinam com a hora do lanche acompanhado de doces, geleias ou ainda frutas frescas. A sua cor bem amarela,  como o próprio nome diz, deve-se à uma colher de chá de açafrão da terra (curcuma) em pó usada na receita para deixar sua cor mais intensa.  O açafrão da terra não altera o sabor do bolo, e ele também pode ser preparado sem o corante natural. Embora seja importante imaginar como ela irá ficar arrumada no prato no momento em que for servida. O bolo de fubá bem amarelo pode ser servido sem acompanhamentos, só com um cafezinho, embora um vinho doce realce o seu sabor.

Eu assei esse bolo em uma forma de alumínio, dessas com canudo no centro, que trouxe da casa da minha mãe.Essa forma tem o fundo arredondado que deixa o bolo depois de assado com um formato interessante.

Veja aqui uma seleção de formas de bolos antigas e diferentes

Escolha aqui um sorvete de frutas para acompanhar o seu bolo

Prepare um bolo de chocolate gostoso para servir na sobremesa

Bolo de fubá bem amarelo www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo de fubá bem amarelo

Prepare um bolo de fubá bem amarelo para servir na sobremesa com frutas vermelhas ou doce de goiaba Receitas Bolo de fubá bem amarelo Brasileira Imprimir
Porções: 12 fatias Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara (200 g) de fubá
  • 1 / 2 xícara (100 g) de farinha de trigo
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açafrão da terra (curcuma) em pó
  • 1 e 1 / 2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 xícara (100 g) de açúcar refinado ou cristal marrom
  • 100 g de manteiga amolecida
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de casca de laranja ralada
  • 2 colheres de sopa de iogurte ou leite morno

Instruções

Unte uma forma de buraco no meio com uma camada fina de manteiga, e polvilhe com farinha de trigo. Ligue o forno com a temperatura média para quente, 220 graus.
Bata a manteiga amolecida com o açúcar, e acrescente os ovos inteiros um de cada vez. Junte a casca de laranja ralada misturada com a essência de baunilha e o leite morninho. Em seguida, acrescente os ingredientes secos previamente misturados em uma tijela - a farinha de trigo já misturada com o fubá, como o açafrão da terra, o fermento e o sal. Bata rapidamente até obter uma massa cremosa e homogênea.

Distribua a massa na forma, preste atenção para ficar na mesma altura. Asse no forno já aquecido por aproximadamente 40 minutos. Após esse tempo, espete a massa com a ponta de uma faca ou um palito desses para churrasquinho, se sair seca, retire o bolo do forno. Senão, deixe mais uns dez a quinze minutos, para a massa terminar de assar.

Aguarde o bolo estar quase frio antes de retirá-lo da forma.

Olha o truque

O açúcar cristal marronzinho ou integral tem maior quantidade de água na sua composição quando comparado ao açúcar refinado, por isso quando utilizá-lo na receita de um bolo, acrescente um quarto de xícara de amido de milho ou de açúcar de confeiteiro à massa para evitar que o bole fique solado.

Você também pode gostar