Caramelo de chocolate – o fudge

por Cozinha da Márcia

Macio, e com gosto bem marcado, o caramelo de chocolate – o fudge é um doce norte-americano. Apesar de preparado com os mesmos ingredientes que o nosso brigadeiro, o resultado final é um pouco diferente.  Nesse tipo de receita, assim como no brigadeiro, o tipo de chocolate utilizado é o que define a qualidade do sabor do doce pronto. Quer dizer, tudo depende do tipo e da qualidade do chocolate usado. Se, por exemplo, o caramelo de chocolate – o fudge, for preparado com chocolate de origem determinada como com aquelas barras com cacau da Venezuela, do Equador ou da Bahia, a cada vez o gosto será diferente. Quanto maior o percentual de cacau no chocolate usado na receita, mais elaborado será o seu sabor. Embora o leite condensado com o seu sabor marcado tenha uma tendência a deixar o gosto do chocolate menos marcado. Daí a minha sugestão do uso de chocolate com maior quantidade de cacau.

Ao mesmo tempo essa é uma receita fácil de fazer. E ainda mais,  é preparada em tempo recorde no forno de micro-ondas. Além disso costuma agradar a adultos e crianças. Pode ainda ser incrementada com pedacinhos de amêndoas, nozes ou pistaches

Sirva junto com o caramelo de chocolate – o fudge junto com um brigadeiro de chocolate branco com um toque de parmesão. Acrescente um gosto de café ao seu brigadeiro!

caramelo de chocolare - o fudge www.cozinhadamarcia.com.br

Caramelo de chocolate

Receita de caramelo de chocolate, parente do brigadeiro, a receita vem dos Estados Unidos. Caramelo puxa e macio, delicioso para servir em aniversários, presentear e com rum ganha sabor adulto. Receitas Caramelo de chocolate – o fudge European Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 20 unidades com 2 cm de lado
  • 600g de chocolate em barra ou gotas de chocolate de cobertura com 55% de chocolate, pode também usar chocolate em barra meio amargo, ou uma mistura de ambos
  • 1 lata de leite moça
  • 1 / 4 de xícara | 60 g de manteiga
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 / 4 de colher de chá de flor de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de pimenta-rosa moída

Instruções

Forre uma forma quadrada ou retangular com 20 cm de lado com papel manteiga. Se utilizar a forma retangular os docinhos ficarão mais altos. Unte o papel com manteiga derretida.

Coloque o chocolate em barra picado, a manteiga e o leite condensado em um refratário. Aqueça a tigela no forno de micro-ondas por três minutos, deve ser tempo suficiente para obter a consistência correta.

Após três minutos, retire a tigela do forno de micro-ondas e misture com uma espátula para incorporar todos os ingredientes. Pode ser que seja necessário aquecer mais um pouco – um minuto de cada vez, até o chocolate derreter completamente e obter um creme bem denso.

Espalhe o creme de chocolate sobre o papel manteiga em uma forma. Guarde por três horas na geladeira, até ficar duro. Retire da forma sobre uma tábua. Corte em quadradinhos. Coloque os quadrados de chocolate em uma tigela com o chocolate, a flor de sal e a pimenta e misture. Não é necessário guardar os caramelos na geladeira, deixe-os bem acondicionados em um vidro com tampa.

Para comprar o Fichário de Receitas da Cozinha da Marcia clique aqui.

Você também pode gostar