Como engrossar um caldo com farinha de trigo sem deixá-lo pesado? Existem muitos modos para se engrossar um caldo. Tudo depende de qual será o uso desse caldo. Pode ser parte de uma sopinha, ou o molho que cobre um bife, ou para dar gosto em um prato com bastante molho como as almôndegas.
Além de entender para que servirá o caldo, o método que ensino nesse post requer alguns cuidados. Mas, depois que se aprende, fica fácil engrossar o caldo na consistência que se deseja.
Sobre as quantidades: dois litros de caldo serve quatro pessoas – o equivalente a duas xícaras é quantidade suficiente para um prato de sopa, calcule quantidades menores a partir dessa medida. Agora, se a quantidade de caldo a ser engrossada for maior, não duplique as quantidades de manteiga e de farinha que ensino a seguir. Na maioria das vezes você pode manter essa proporção de manteiga e farinha. A farinha expande, e você pode acabar com um creme espesso no lugar de um molho cremoso.
Para engrossar um molho ou deixar uma sopa mais cremosa:
Lembre-se sempre que na hora de preparar o molho a farinha de trigo vai ser cozida. O primeiro passo é é derreter uma colher de sopa de manteiga na panela onde for preparar o molho. Em seguida acrescente duas ou três colheres de sopa de farinha de trigo. Misture até a massa fazer borbulhas e conte um minuto no relógio. Depois desse tempo comece a colocar aos poucos água, vinho ou o caldo do cozimento, de acordo com a receita que estiver preparando. Acrescente o líquido escolhido até obter a consistência desejada.