Como engrossar um caldo com farinha de trigo

por Cozinha da Márcia
Caldo de carne na Cozinha da Marcia. Foto: Marcia Zoladz

Como engrossar um caldo com farinha de trigo sem deixá-lo pesado? Existem muitos modos para se engrossar um caldo. Tudo depende de qual será o uso desse caldo. Pode ser parte de uma sopinha, ou o molho que cobre um bife, ou para dar gosto em um prato com bastante molho como as almôndegas.

Além de entender para que servirá o caldo, o método que ensino nesse post requer alguns cuidados. Mas, depois que se aprende, fica fácil engrossar o caldo na consistência que se deseja.

Sobre as quantidades: dois litros de caldo serve quatro pessoas – o equivalente a duas xícaras é quantidade suficiente para um prato de sopa, calcule quantidades menores a partir dessa medida. Agora, se a quantidade de caldo  a ser engrossada for maior, não duplique as quantidades de manteiga e de farinha que ensino a seguir. Na maioria das vezes você pode manter essa proporção de manteiga e farinha. A farinha expande, e você pode acabar com um creme espesso no lugar de um molho cremoso.

Para engrossar um molho ou deixar uma sopa mais cremosa:

Lembre-se sempre que na hora de preparar o molho a farinha de trigo vai ser cozida. O primeiro passo é é derreter uma colher de sopa de manteiga na panela onde for preparar o molho.  Em seguida acrescente duas ou três colheres de sopa de farinha de trigo. Misture até a massa fazer borbulhas e conte um minuto no relógio. Depois desse tempo comece a colocar aos poucos água, vinho ou o caldo do cozimento, de acordo com a receita que estiver preparando. Acrescente o líquido escolhido até obter a consistência desejada.

Caldo de carne na Cozinha da Marcia. Foto: Marcia Zoladz

Caldo de carne básico

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 600 g de músculo bovino em um pedaço
  • 1 cebola grande
  • 2 cenouras
  • 3 dentes de alho
  • 1 e 1 / 2 colher de chá de sal
  • 6 grãos de pimenta do reino
  • 2 cravos
  • 1 molho de salsa e cebolinha
  • 1 alho-poró
  • 2 hastes de salsão

Instruções

A receita acima é muito  boa para risotos ou para dar um gostinho em molhos com tomates, para almondegas ou para bifes à bolonhesa.

O preparo é muito simples, o sabor final é o resultado de todos os ingredientes. O caldo é preparado em uma panela de pressão, que deverá ser desligada após o tempo de cozimento indicado. O caldo termina de cozinhar enquanto esfria. Por isso, recomendo abrir a panela apenas depois de fria. Sem contar com o problema de segurança se a panela for aberta ainda quente: corre-se o risco dela explodir.

Coloque a panela no fogo baixo, junte a carne e deixe que doure um pouco enquanto descascas e corta as cebolas, e as cenouras, lava o molho de salva, e corta e descarta as raízes das cebolinhas. Corte a base do alho-poró, descarte a camada externa, lave-o, e corte-o em três partes. Corte as pontas das hastes do salsão.

A carne douradinha  deixa o caldo com uma cor caramelo bonita. Acrescente à panela todos os ingredientes e temperos. E cubra com água. Misture algumas vezes, e tampe a panela. Aumente o fogo, e cozinhe por 40 minutos após a panela tomar pressão. E desligue o fogo. Aguarde a panela esfriar antes de abri-la.

Retire a carne da panela, e transfira para um prato onde for servi-la. Peneire o restante do caldo para  outra panela. Retire da peneira a cenoura. E se quiser, cozinhe separadamente batatas, chuchus, mandioquinha (batata-baroa) todos cortados em pedaços pequenos, que poderão ser acrescentados ao caldo na hora de aquecê-lo.

Na hora de servir arrume uma fatia de carne no fundo de um prato de sopa ou uma terrina e cubra com o caldo.

Olha o truque

O caldo peneirado pode ser usado para risotos, e molhos com vinho, mas também pode ser apenas um caldo muito leve. Para tanto, guarde o caldo depois de peneirado em um recipiente por uma noite na geladeira. No dia seguinte, retire a gordura sólidificada com a ajuda de um colher.

Você também pode gostar