A receita de feijão branco à moda da Toscana é muito gostosa. O feijão branco é um acompanhamento constante nas refeições da região da Toscana, na Itália. Em geral, ele é cozido apenas com algumas folhas de louro. Uma outra maneira de prepará-lo é com tomates bem maduros como explico a seguir. É sempre um dos muitos acompanhamentos para aves e carnes.
Feijão branco a moda da Toscana
ImprimirIngredientes
- 250 g de feijão branco
- 2 folhas de louro
- 1 lata de tomates pelados
- 2 colheres de chá de sal
- 2 dentes de alho
- 3 folhas de sálvia
- 1 cebola de tamanho médio
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 panela de pressão
Instruções
Deixe os feijões levemente cobertos de água de um dia para o outro. Jogue fora a água do molho, transfira-os para uma panela de pressão, cubra com água fresca até altura permitida ¬– tem uma marca na panela, acrescente a folha de louro, feche a panela e cozinhe por 10 minutos no fogo baixo, conte o tempo apenas depois que ferver. Desligue a panela e espere esfriar, não abra antes do tempo para o feijão chegar ao ponto certo de cozimento enquanto esfria. Abra a panela depois que esfriar.
O feijão pode ser refogado de duas maneiras. Para a versão da foto, eu apenas aqueci o dente de alho descascado e as folhas de sálvia no azeite. Assim que o cheiro do alho aparecer, acrescente os tomates pelados sem o suco de tomate que fica na lata. Amasse-os bem e misture os grãos de feijão ainda mornos. Cozinhe mais um pouco se os grãos ainda estiverem um pouco duros. No entanto, o ponto correto dos grãos é al dente – um pouco firme na hora em que o mordemos.
Outra opção de tempero é o nosso refogado tradicional. Refogue o dente de alho esmagado e a cebola picadinha no azeite, acrescente os tomates pelados, não é preciso juntar o caldo. Amasse bem os tomates e acrescente-os ao feijão morno. Aqueça e misture bem. Cozinhe por vinte minutos para tomar gosto.
Olha o truque
Com frequência eu substituo os tomates tipo italiano frescos e bem maduros por tomates pelados em lata. Eles são colhidos maduros e enlatados logo em seguida, o que garante o seu sabor.