Prepare um doce em calda com sabor à moda antiga e com apresentação e tamanho atual. O truque? Pule a parte demorada e utilize as frutas já preparadas.
Ingredientes
- 1 kg de figos verdes embalados à vácuo
- 500g (2 xícaras) de açúcar cristal marrom claro
- 3 cravos
Instruções
Para preparar os figos em calda da maneira tradicional é preciso curar os figos, que na realidade ainda estão verdes, para retirar todo o amargor. Ao comprar a fruta preparada para ser cozida em uma calda de açúcar, fica apenas a parte mais simples e fácil.
Descarte a água do pacote onde as frutas estão acondicionadas, lave-as em água corrente e deixe de molho por um ou duas horas, troque a água algumas vezes. Os figos estão conservados em uma solução ácida e o molho serve para eliminá-la.
Em seguida, se quiser tratar o figo à moda antiga, faça na base de cada dois cortes em cruz, com um centímetro cada um, e pouco profundos, um milímetro basta. Ferva os figos apenas cobertos de água por meia hora. Troque a água e cozinhe-os com o açúcar e os cravos até a calda começar a engrossar, lembre-se que ao esfriar ela engrossa. Transfira o doce para um vidro e no dia seguinte guarde na geladeira.
Sirva os figos em porções individuais acompanhado de uma fatia grossa de queijo Minas cortado com uma forminha de biscoitos.
Veja mais receitas de doces brasileiros.
Clique no botão abaixo para ver a foto do doce servido.