Mousse de chocolate puro. É só chocolate!

por Cozinha da Márcia

A receita a seguir é uma superdose de chocolate.  Uma mousse de chocolate puro preparada como em uma mágica  misturando-se água e chocolate em barra derretido. A primeira vez que uma demonstração da receita vi foi em uma palestra apresentada por Harold McGee junto com Heston Blumenthal. O primeiro é um escritor e pesquisador norte-americano, e o segundo é um chef estrelado inglês, e também pesquisador da gastronomia. A palestra foi para um grupo de trabalho do qual faço parte na Inglaterra.

O objetivo da palestra era falar sobre as reações químicas que ocorrem na cozinha, com isso mostrar como pode-se melhorar o resultado final de certos pratos. Além, é claro de demonstrar alguns exemplos gostosos.  Ao final, os apresentadores nos mostraram como certos alimentos, que tem uma quantidade maior de gordura própria, e o chocolate é um bom exemplo,  se transforma em um creme macio.  E assim, o resultado é uma mousse de chocolate puro!

Quem apresentou

Veja o blog de Harold McGee, é conhecido por explicar como as reações químicas acontecem com os alimentos quando são cozidos, dourados, ou ainda preparados em conserva. Além disso, com suas observações ele propaga a ciência na cozinha com seu blog e seus livros. E assim tornou-se responsável por estimular, e também aumentar o conhecimento de cozinheiros experimentais e profissionais.

Ele é o autor de um livro fundamental e que está traduzido, Comida e Cozinha: Ciência e Cultura na Cozinha.  O link leva para o site de livros usados Estante Virtual.

Heston Blumenthal – é o um chef inglês estrelado com o seu restaurante The Fat Duck, o qual tem filas e filas de espera. Ele experimenta receitas inglesas, além de novos ingredientes. Existe alguns videos dele no YOUTUBE, dá uma olhada.

Mas vamos à receita a seguir

www.cozinhadamarcia.com.br

Mousse de chocolate puro. É só chocolate!

Prepare uma mousse de chocolate puro apenas batido com água! Receitas Mousse de chocolate puro. É só chocolate! European Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 265 g de chocolate com 60% de cacau ou até mais
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo – pode acrescentar mais se quiser mais doce, mas não exagere
  • Banho-maria gelado

Instruções

Aqueça os três ingredientes em uma panela até o chocolate derreter e obter um líquido homogêneo. Olhe bem porque algumas vezes parece que o chocolate derreteu mas ficam pedacinhos bem pequenos.

Prepare um banho-maria gelado – coloque uma xícara de água em uma tigela – pode ser de metal ou refratária e acrescente umas seis pedras de gelo. Coloque outra tigela por cima, grande o suficiente para receber o chocolate derretido. Transfira o chocolate para a tigela sobre o gelo e espere alguns minutos para a mistura começar a esfriar.

www.cozinhadamarcia.com.br Bata o creme de chocolate até obter uma mistura espessa. Utilize um batedor de arame, ou um desses batedores manuais como o da foto, em geral uso ele para fazer espuminha no leite. Mas o mixer de mão também pode ser utilizado. A partir de um certo momento o chocolate começa a engrossar, por isso deixe ficar muito espesso, lembre-se que ainda irá engrossar até esfriar completamente, e mais ainda na geladeira. Sirva puro ou se quiser com uma bola de sorvete ou uma geleia de laranja ou doce de cidra, por exemplo. Fica bom com um cálice de vinho xerez. Veja mais sobre o xerez aqui.

Olha o truque

A temperatura certa para derreter chocolate é morna: fogo baixo. O chocolate não gosta de calor por que as partículas de gordura que ficam suspensas enquanto derretem cozinham, e no lugar de obter um creme untuoso elas viram minúsculas pedrinhas.

Você também pode gostar