Receita de rabada deliciosa e leve

por Cozinha da Márcia

Prepare uma receita de rabada deliciosa e leve, dessas que todo mundo acha é um prato típico do seu país. Mas não é bem assim, existe uma rabada à francesa, outra italiana, uma portuguesa….  Existe ainda um certo jeito de se preparar pratos com bastante molho. Os temperos e os acompanhamentos podem variar, e com isso é possível experimentar um sabor novo.  Algumas receitas incluem um pouco de vinho tinto, enquanto outras são apenas com molho de tomate, ou um pouco de creme de leite no final. Aos poucos, o importante é que cada um crie a sua receita de rabada deliciosa e leve. Embora ache que o vinho tinto intensifica o sabor, e por isso eu sempre acrescento um pouco ao molho que, na minha opinião deixa o sabor mais intenso.

Os temperos também são importantes. Podem ser acrescentados em sua versão desidratada (secos), mas o ideal é usá-los fresquinhos. Outro detalhe importante, e muito a favor dessa receita de rabada deliciosa como em todas as receitas preparadas com a carne com osso, ela é muito suculenta. Isso também acontece nos pratos com outras partes do animal além do rabo, como as costelas.  A receita a seguir tem vinho e muitos temperos na panela – é sem tomate e sem gordura.

Como fazer uma rabada deliciosa e leve

O primeiro passo é aferventar a carne por cinco minutos, com isso parte da gordura vai derreter e ser retirada. O segundo passo é entender que com esse método o prato precisa ser preparado na véspera para o sabor do tempero penetrar na carne, e assim ficar mais forte. Além de se servir um prato mais saboroso, restam apenas alguns acertos na hora de servir a rabada. E não esqueça de acompanha-la com uma fatia de pão.

Receita de rabada assada com mel

Veja aqui quais são os cortes da carne de boi

receita de rabada deliciosa e levewww.cozinhadamarcia.com.br

Rabada à francesa

Aprenda a fazer uma receita de rabada deliciosa e muito leve Receitas Receita de rabada deliciosa e leve Brasileira Imprimir
Porções: 4 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 4 pessoas que comem pouco
  • 4 xícaras de água
  • 1 rabo de boi já cortado
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas pequenas
  • 1 e 1 / 2 xícara de vinho tinto
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta
  • 2 colheres de sopa de salsa e cebolinha picadas
  • 1 maço de agrião

Instruções

Essa receita não dá trabalho, mas o sabor só fica realmente bom quando preparada na véspera.

Para tornar essa receita de rabada mais leve é necessário colocar os pedaços por cinco na água fervendo. Passado esse tempo desligue o fogo. Espere esfriar, você vai observar que  uma parte da gordura vai derreter. Atenção – nessa etapa a carne não deve ser temperada.

A rabada vai ter temperada e terminar de cozinhar já semi-cozida

Em uma panela de pressão, doure os pedaços de carne no fogo bem baixo. Talvez a carne ainda tenha um pouco de gordura que vai terminar de derreter enquanto doura. Descarte esse excesso de gordura. Junte a cebola cortada em anéis. E, assim que amolecerem, acrescente os alhos amassados, e polvilhe com um pouco de sal e pimenta. Em seguida junte o vinho. Quando o vinho ferver junte a salsa e a cebolinha, e cubra os pedaços de carne com água.

Feche a panela e cozinhe na pressão, com o fogo baixo, por 20 minutos. Deixe a panela esfriar totalmente antes de abrir para não explodir.  Abra a panela e guarde na geladeira. No dia seguinte, repare como o que ainda sobrou de gordura se solidificou na superfície do molho. Retire essa gordura com o auxílio de uma colher. Só então aqueça novamente, acerte o sal e a pimenta. Cubra com o maço de agrião lavado e com os cabos mais grossos cortados. Sirva a rabada acompanhada de arroz ou uma massa curta como a da foto.

Olha o truque

Algumas recomendações 1 - Não corte os talos do agrião para servir em saladas e sopas, rende pouco e o sabor fica muito suave. 2 - Para deixar os molhos um pouco mais encorpados acrescente na última etapa uma colher de chá de manteiga manipulada. Clique aqui para ver como é feita

Você também pode gostar