Untar ou não untar uma forma – algumas respostas para ajudar a sua vida na cozinha

por Cozinha da Márcia

Vira e mexe fico na maior dúvida se devo untar uma forma, ou se é preciso polvilhá-la com farinha, ou se é melhor proteger o fundo de uma forma de bolo ou de um peixe o assado com uma folha de papel manteiga ou de alumínio. Algumas vezes ainda erro feio na hora h. Acabei desenvolvendo uma regra a partir da quantidade de manteiga que a receita que estou preparando utiliza. Ao aquecer no forno a manteiga derrete e a massa não gruda no tabuleiro ou forma, logo quanto maior a quantidade de gordura em uma receita, menos proteção (untar e polvilhar) a forma vai precisar.

Não precisamos untar a forma quando usamos massa folheada ou massa podre, doce ou salgada tipo massa de pizza. Basta lavar a forma com água fria, escorrer e abrir a massa.

Forramos com papel manteiga quando assamos suspiros e todas as bolachas que usam muitas claras de ovos batidas, assim não grudam na assadeira.

Untamos a forma e polvilhamos com farinha de trigo quando preparamos bolos e pães. Atualmente também pode-se utilizar uma pedra no lugar da assadeira, e nesse caso, basta aquecê-la.

No caso de alguns pães a farinha de trigo pode ser substituída por fubá de milho. Muita gente também quando assa um bolo de chocolate polvilha a forma com uma mistura de farinha de trigo e chocolate em pó.

A forma para suflês só precisa ser untada com manteiga ou margarina, a farinha já está na massa do suflê. Agora, no caso de assados como perus, frangos, pernis, ou peixes, forre sempre a forma com papel alumínio, ou ainda utilize um saco para assar.

Prepare chás e infusões aromatizadas com flores e frutas para servir com assados, bolos, e frutas 

Esqueceu de colocar o fermento na hora de fazer o bolo?

Você também pode gostar