Pão integral assado na panela sem sovar

por Cozinha da Márcia

Eu não ia falar da pandemia do Covid-19. Já tem muitas mortes e tristezas acontecendo, mas ao mesmo tempo é possível ver nas redes sociais muita gente fazendo pães incríveis durante a pandemia. O pão integral assado na panela é uma receita fácil de ser preparada com resultados profissionais. E por isso, ela é uma ótima oportunidade para quem quer começar a preparar o seu próprio pão. Enquanto, ao mesmo tempo, se testa um novo fermento feito em casa.

Esse pão vai precisar ser preparado em diversas etapas, incluindo os tempos de descansado da massa.

A grande diferença entre o pão integral assado na panela com relação aos demais pães caseiros é que dessa vez a sua massa é colocada dentro de um panela de ferro tampada antes de assar.

A tampa fechada é uma maneira de se manter aproximadamente 70% da umidade da massa dentro da panela. E é justamente a panela fechada que mantém o ambiente em torno da massa semelhante ao do forno industrial. E por isso o pão fica macio e a casca bem crocante.

Essa receita e também a do pão branco  são preparadas com o mesmo método.

Veja aqui uma receita de biscoito salgado – Biscoito de canela salgado

Aprenda a receita de um delicioso pão com figos secos e passas

www.cozinhadamarcia.com.br

Pão integral assado na panela sem sovar

Prepare um pão integral sem sovar a massa e asse-o em uma panela tampada no forno Receitas Pão integral assado na panela sem sovar European Imprimir
Porções: 6 pessoas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para um pão com 22 cm de diâmetro
  • 2 e 1 / 3 de xícara de farinha de trigo integral
  • 2 / 3 de xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de sementes de erva doce ou de anis
  • 1 / 2 colher chá de fermento biológico
  • 2 xícaras de água
  • Óleo vegetal – não use azeite – para pincelar a panela apenas para o pão não grudar

Instruções

Misture todos os ingredientes – menos o óleo, até obter uma massa. Pode parecer estranho, mas a massa nesse primeiro estágio é bem mole. Não se preocupe que à medida que a massa fermenta e cresce, ela absorve a água.

No dia seguinte, após doze horas ou um pouco mais, aqueça o forno a 250 °C por aproximadamente vinte minutos. Em seguida, deixe a panela do forno por mais vinte minutos.

Retire a panela do forno, pincele com muito pouco óleo, cuidado com a quantidade que deve ser muito pequena para apenas para evitar que o pão grude . Muito óleo fritaria o pão ou queimaria a parte de baixo.

Transfira a massa para a panela, dê uma ajeitadinha no formato para não ficar com um lado mais alto do que o outro. De um corte bem no meio da massa, com dois milímetros de profundidade. Em seguida,  polvilhe com um pouco de farinha de trigo por cima. Asse por 20 minutos com a panela tampada, e mais aproximadamente 15 minutos sem a tampa até dourar.

Preste atenção: a panela não pode ter tampa com puxador ou cabo de plástico para não derreter ou pegar fogo ou qualquer material semelhante. Precisa ser uma panela de ferro esmaltada ou uma panela de barro dessas pretas de fazer moqueca.

 

Olha o truque

Na hora de polvilhar o pão com farinha, você pode usar a mesma farinha integral que utilizou na massa do pão, ou para maior contraste use fubá de milho. O resultado é interessante, a cor amarela constrasta com o tom mais escuro da massa. Se quiser, pode usar farinha branca

Você também pode gostar