Receita de sanduíche de berinjela com molho de tomate para uma festa

por Cozinha da Márcia

A receita de mini sanduíche de berinjela com molho de tomate é sempre um sucesso tanto em festas e quanto em lanches para muita gente. Além do mais esse é um sanduíche saudável e substancioso. A berinjela tem essa textura que enche a boca, é muito suculenta. Ainda mais porque é servida com um molho de tomate bem temperado com bastante sálvia e alho.

Preparei o sanduíche de berinjela com molho de tomate da foto com um pão tipo brioche bem pequeno. O tamanho pequeno é perfeito para uma festa.

A berinjela pode ser preparada com antecedência como se fosse uma conserva. Dessa forma, o sanduíche ficará ainda mais  suculento, uma vez que as fatias absorbem o tempero com facilidade.

Mas o mesmo sanduíche também é delicioso em uma versão maxi preparado com duas fatias de pão tipo italiano. Ou, se preferir, recheie um pão francês com duas fatias de berijela e bastante molho de tomate.

 

Sanduíche de berijela com molho de tomate. Foto: Marcia Zoladz

Sanduíche de berinjela com molho de tomate

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 berinjela bem grande e firme
  • 4 dentes de alho picados
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 8 folhas de sálvia (tenho um vasinho em casa com um pé de sálvia)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
  • 6 colheres de sopa de molho de tomate temperado

Instruções

A receita é fácil e pode ser preparada com antecedência e pode ser ficar dois ou três dias em um recipiente tampado na geladeira.
Corte as berinjelas em rodelas com a casca, as fatias devem ter aproximadamente meio centímetro. Polvilhe-as com um pouco de sal.
Aqueça uma grelha de ferro ou uma frigideira bem grossa. Pincele com azeite. Doure as fatias de berinjela dos dois lados, mas não é preciso ter uma camada uniforme, senão queimam ou ficam muito moles.
Aqueça o restante do azeite com os alhos picados em uma frigideira, junte as folhas de sálvia e o molho de tomate. Misture bem. Espalhe por cima das fatias de berinjelas já grelhadas e sirva como recheio de sanduíche temperado com molho de pimenta e um fio de azeite e sal a gosto.

A fim de poupar trabalho, o mo;ho de tomate pode ser comprado pronto. Para preparar o molho de tomate recomendo duas possibilidades – uma delas é utilizar um molho de tomate com manjericão comprado pronto, o qual será mais temperado com folhas de sálavia, E apenas aquecido até ficar bem grosso um pouco antes de servi-lo. A outra possibilidade  é utilizar a receita da Cozinha da Marcia de Ketchup fresquinho feito em casa.

Você também pode gostar