Dia de saudar Iemanjá: pudim de tapioca com coco e melado de cana

por Cozinha da Márcia

O pudim de tapioca é bem geladinho e regado com melado  de cana de açúcar. Ele serve para aquecer um pouco o sabor da massa do pudim de tapioca gelado na boca. Além do mais o seu sabor bem perfumado oferece um contraste ao gosto da  tapioca. O que prolonga o sabor do pudim a cada mordida. Também é possível fazer exatamente ao contrário – para se obter um sabor mais refrescante. Cozinhe umas duas folhas de erva cidreira com um pouco do talo junto com o leite, retire-os da panela antes de acrescentar o leite aromatizado à tapioca granulada. Assim, a mesma receita oferece duas opções. E, ainda tem quem goste de acrescentar uma colher de sopa de água de flor de laranjeira ao leite, deixando o pudim perfumado à moda antiga.

Acho os grãos de tapioca um pouco grande para certas sobremesas, e esse pudim é uma delas, por isso eu quebro os grãos de tapioca em um robô alimentar – pulsei duas vezes, se não me engano. Eu tenho um desses robôs bem pequenos que uso para pulverizar nozes, e cortar salsa. Os grãos devem ficar menores e mais delicados, mas não devem virar uma farinha. Veja a foto  da receita.

 

Pudim de atioca com coco. Foto: Marcia Zoladz

Pudim de tapioca com coco e melado de cana

Imprimir
Porções: 4 a 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara de tapioca granulada
  • 1 xícara de açúcar ou 1 e meia para quem gosta de pudim mais doce
  • 1 vidro de leite de coco – 200 ml
  • 2 medidas do mesmo vidro com leite
  • 1 pedacinho de pau de canela ou dois cravos
  • 1 / 2 xícara de melado de cana

Instruções

Aqueça o leite com o açúcar, a canela e o cravo em uma panela de tamanho médio. Misture algumas vezes para ter certeza que o açúcar desmanchou. Assim que a fervura começar a levantar, normalmente o leite forma bolinhas à toda volta da lateral da panela, acrescente o leite de coco e a tapioca. Cozinhe, mexendo sem parar com uma colher de pau ou uma espátula até os grãos de tapioca ficarem macios.

Atenção, é preciso desligar o fogo antes dos grãos de tapioca ficarem totalmente transparentes. O calor da mistura vai continuar a cozinhar a tapioca e os grãozinhos irão manter uma textura agradável na boca.

Quando a tapioca estiver fria, em temperatura ambiente, coloque meia xícara de melado de cana no fundo de uma tigela de vidro transparente gire algumas vezes para fazer um desenho nas laterais. Transfira a tapioca para a tigela e deixe na geladeira até a hora de servir.

Mais receitas de tapioca @cozinhadamarcia

Olha o truque

Para deixar os grãos da tapioca granulada menores, e portanto mais delicados, coloque-os em um processador de alimentos e pulse por duas vezes. Não deixe-os virarem uma farinha. O objetivo é dividir os grãos ao meio.

Você também pode gostar