Hoje o frango foi dourado em uma frigideira de ferro

por Cozinha da Márcia
Frango dourado com molho de mostarda. Foto: Marcia Zoladz

Lendo o título acima parece que fiz algo extraordinário, e é quase isso. Eu tenho uma frigideira de ferro bastante grande, cujo  formato é meio ovalado. O mais importante é que ela tem umas lombadas no fundo que permitem às carnes dourarem e cozinharem muito bem.

O frango grelhado ficou muito bem dourado na frigideira de ferro, como podem ver na foto ao lado. Eu vou explicar como ele é feito, e desde já digo que o que vale aqui não é bem a receita – e sim pequenas atenções na hora de prepará-lo. Isso quer dizer que a receita pode ser preparada para uma pessoa ou muita gente . A seguir eu dou uma receita com xx de frango previamente temperado, etc.

Lembro apenas que a carne de frango é mais saborosa quando temperada com antecedênci. Apenas uma última observação –  a partir dessa receita você vai poder alterar o tempero como desejar. E,  basta seguir sempre o mesmo modo de preparo, que a receita dá certo.

 

Frango dourado com molho de mostarda. Foto: Marcia Zoladz

Frango grelhado com molho de mostarda e mel

Imprimir
Porções: 2 ou 3 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 metades de peitos de frango sem osso
  • 5 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moídas ou socadas na hora que for usá-la
  • 1 / 2 xícara de gin, ou de suco de laranja, ou um pouco de cada
  • Óleo vegetal para untar a frigideira
  • Para o molho
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 1 colher de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 1 / 2 xícara de vinho madeira, branco, ou tinto

Instruções

- Primeiro, coloque o frango em uma mistura de mel, sal, pimenta do reino e molho de pimenta, eu usei umas gotas de tabasco e 5 colheres de sopa de mel, então o que vai garantir a cor do molho é o mel. Também pode ser melado de cana, ou mel de tâmaras encontrado à venda nas lojas que vendem ingredientes para comida árabe. Até mesmo geleia de laranja pode ser usada, nesse caso só use um pouco menos.

Misture com um pouco de água, de gin, de suco de laranja, só para cobrir levemente os pedaços de frango, não é necessário afogá-los sob o tempero.

Repare – o tempero é feito com um ingrediente doce, sal, pimenta e o que mais você achar que vai dar um gostinho bom. Não exagere em nenhum dos temperos. E a carne vai descansar nesse molho na geladeira por bem umas três horas.

- Segundo, depois é só grelhar em uma frigideira de ferro untada com óleo. Como toda frigideira de ferro, deixe-a aquecer por dez minutos no fogo alto. E para ter certeza que está quente respingue umas gotas de água sobre ela. As gotinhas devem sair pulando pela superfície, do contrário aqueça mais uns cinco minutos.

- Terceiro, e último truque – molho não se prepara adicionando vinho para lavar a frigideira. Isso, apesar de gostoso, é apenas um quebra-galho uma vez que ao dissolver a gordura com o vinho, além de acrescentar o sabor de queimado, você está preparando um molho com a gordura derretida. Um chef em uma cozinha profissional pode até fazer isso, mas antes de servi-lo, ele vai filtrar o molho em uma peneira finíssima que não deixa a gordura passar, e tem alguns que usam um filtro de papel como os utilizados para coar o café.

Para fazer o molho, coloque o que sobrou do tempero em uma panela pequena, acrescente mais pimenta, sal, se quiser dilua umas duas colheres de sopa de mostarda e no máximo meio copo de vinho madeira, branco ou tinto, cozinhe no fogo médio sem parar de mexer até ferver e evaporar um pouquinho. A quantidade de molho para dois peitos de frango é de aproximadamente uma xícara. Se precisar, complete a quantidade com água.

 

Você também pode gostar