Sopinha de feijão: comida para matar a fome

por Cozinha da Márcia

Muito gostosa e bem temperada, a sopinha de feijão é muito boa para servir como uma entrada. Mas, ela é melhor ainda  para forrar o estômago em um fim de noite. Recomendo servir com pipocas bem salgadas para deixar o creme de feijão mais crocante. Dessa vez eu a preparei com feijão preto, mas fica deliciosa com feijão mulatinho ou branco. Nunca preparei com feijão carioca, mas quem sabe…

 

 

Sopa de feijão com pipocas. Foto:Marcia Zoladz

Sopinha de feijão

Imprimir
Porções: 6 porçoes Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 500g de feijão preto
  • 500g de carne de músculo
  • 3 folhas de louro
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo; pode ser de milho ou de soja.

Instruções

Na véspera, corte a carne em pedaços grandes, tempere-os com com um dente de alho espremido, e sem sal. Deixe o feijão de molho por uma noite apenas coberto com água.

No dia seguinte, escorra o feijão. Cozinhe o feijão coberto de água e com as folhas de louro, e com os pedaços de músculo por aproximadamente 30 minutos na panela de pressão. Aguarde a panela esfriar. Abra a panela.

Retire os pedaços do músculo do feijão. Em outra panela de tamanho grande, refogue no óleo a cebola picadinha com os dois dentes de alho espremidos, a seguir doure um pouco os pedaços de músculo. Retire-os da panela, e acrescente os grãos de feijão cozido com um pouco de caldo. Esmague os grãos para o  caldo engrossar. Acrescente o resto dos grãos de feijão à panela mexendo sem parar. Acerte o sal e a pimenta a gosto. O resto da água onde o feijão cozinhou vai ser utilizado para dar o ponto da sopa, por isso não a jogue fora.

Se, ao abrir a panela de pressão o feijão ainda não estiver bem macio, cozinhe-o mais unis 15 minutos, ou até ficar  macio. Essa variação pode acontecer em função da qualidade do feijão, do  tipo de panela e do fogão.

Bata esse feijão a sopa no liquidificador, se quiser divida o feijão em duas ou tres porções para facilitar o trabalho. Acrescente um pouco da água do cozimento. Peneire a sopa para reter as casquinhas e, se estiver grossa, acrescente mais um pouco da água do cozimento.

Sirva a sopa com as pipocas, e com a carne do músculo desfiada e temperada com azeite de oliva e molho de pimenta.

Você também pode gostar