Torta dinamarquesa de maçã e canela

por Cozinha da Márcia

Aprendi a preparar a torta dinamarquesa de maçã e canela na Dinamarca. Estava hospedada na casa de uma casal de amigos na cidade de Aarhus. Aquela foi na verdade uma noite de insônias. Eu acordei e fui até a sala, e lá estava o dono da  casa com insônia. Aos poucos outros moradores se juntaram a nós, e foi nessa noite que aprendi que comer uma torta de fruta antes de dormir é um hábito local. Os meus amigos ainda disseram que essa torta é acompanhada por uma xícara de café, fiquei de experimentar em outra ocasião. Mas a combinação do açúcar da massa, com as maçãs quentinhas polvilhadas de canela é tiro e queda, me levou direto para a cama.

A torta dinamarquesa de maçã e canela é o que chama de uma comida de alma, aquela que nos deixa felizes depois de comê-las. Muitos pratos estão associados a esse sentimento de bem estar, principalmente os doces. Outros tipos de comida de alma são aquelas que nos lembram de nossos laços afetivos, como o pão que a avó fazia, ou a cocada vendida na esquina de casa. A torta dinamarquesa de maçã e canela é mais uma dessas receitas.

A receita é muito simples de fazer e, o que eu mais gosto nela é que com a massa pode-se preparar tortas de frutas diferentes. Embora a massa seja a mesma, a grande variedade de frutas disponíveis nas nossas feiras podem variar bastante – goiabada, pera, ameixas, morangos grelhados, mangas, bananas fritas, doce de cupuaçu, só para dar algumas sugestões.

Torta dinamarquesa de maçã e canela. Foto: Marcia Zoladz

Torta dos Claudios

Imprimir
Porções: 8 fatias Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 125g de açúcar
  • 125g de margarina
  • 1 ovo
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 5 maçãs fuji bem pequenas
  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal orgânico para polvilhar as fruta
  • 1 colher de sopa de maisena (se necessário)
  • 1 colher de chá de canela

Instruções

Faça uma areia grossa misturando, com a ponta dos dedos, o açúcar e a margarina, junte o ovo, e siga misturando. Acrescente a farinha já misturada com o sal e o fermento. Prossiga mexendo bem com a ponta dos dedos até obter uma farinha bem grossa e soltinha.

Utilize uma forma redonda de metal, dessas de fundo solto, ou se preferir use uma forma refratária que pode ser levada à mesa. Unte a forma com margarina, espalhe a massa como uma areia grossa no fundo da forma, aperte um pouco com as mãos.

Cubra a massa da torta com as maçãs cortadas em fatias finas, não é preciso  descascar as maçãs.  Arrume as fatias com o formato de uma espiral, como na foto. Polvilhe as maçãs com o açúcar e a canela canela.

Essa massa de torta também pode ser coberta com outras frutas - figos, mangas, bananas fritas, ameixas, peras. Atenção, no caso de frutas que soltam muito suco, como ameixas e morangos, antes de arrumá-las polvilhe uma colher de sopa de amido de milho ou fécula de batata sobre a massa.

Você também pode gostar