As peras colocadas no fundo da forma ficam por cima quando o bolo é virado para servir

Bolo de pêra com cobertura de caramelo
ImprimirIngredientes
- Para o caramelo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 peras
- Para o bolo
- 1 / 2 xícara de manteiga quase derretida
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 / 3 de fubá de milho
- 1 / 4 de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 ovos e 1 gema
Instruções
Corte cada uma das peras ao meio, e cada metade em três fatias no sentido do comprimento. Retire o miolo duro.
Prepare o caramelo:
Espalhe as duas colheres de sopa de manteiga no fundo de uma forma com 20 ou 22 centímetros de diâmetro. Cubra com o açúcar. Aqueça a forma sobre o fogo até o açúcar começar a dourar. Coloque os pedaços de pêra sobre o caramelo, a casca para baixo e as pontas voltadas para o centro. Aguarde alguns minutos até a calda escurecer. Desligue e espere esfriar antes de colocar a massa do bolo sobre as peras.
Prepare o bolo enquanto a forma esfria. Bata a manteiga bem amolecida com o açúcar, junte os ovos e a gema, bata até a mistura engrossar. Acrescente a casca de limão ralada. Por último, a farinha misturada com o fubá, o sal e o fermento.
Cubra as peras com a massa do bolo. Dê uns tapinhas na lateral da forma só para a massa ficar bem reta. Asse por aproximadamente 50 minutos no forno bem baixo. Por causa do líquido do caramelo esse bolo demora mais para assar. O bolo está pronto quando ao se espetar a lâmina de uma faca no centro da massa ela sai seca. Retire do forno, aguarde 10 minutos e vire o bolo no prato em que for servir. Não espere mais que o caramelo esfria e a parte superior do bolo gruda no fundo da forma.
Olha o truque
Açúcar de baunilha
Pegue uma fava de baunilha, abra ao meio e espete os pedaços em um vidro grande com um ou dois quilos de açúcar. Como o sabor é forte e dura por bastante tempo, a cada vez que usar o açúcar para preparar doces e bolos e torne a completar o vidro.
Forno baixo previamente aquecido
Aqueço o forno com a chama baixinha por aproximadamente 20 minutos, assim toda a umidade do forno sai e o ar fica bem aquecido.