Torta mousse de chocolate especial

por Cozinha da Márcia

Massa crocante no fundo, p

Torta mousse de chocolate especial

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 250g de farinha de trigo125g de manteiga2 colheres de sopa rasas de açúcar1 pitada de sal1 ovoPara o pão-de-ló4 gemas3 colheres de sopa de açúcar3 colheres de sopa de farinha de trigo3 claras1 colher de sopa de manteiga derretidaPara a mousse6 gemas6 colheres de açúcar200g de chocolate meio amargo6 claras1/2 cálice de vinho do porto1/2 xícara de geléia de damasco

Instruções

Prepare a massa
Misture o ovo batido com o açúcar e a pitada de sal. Jogue a farinha de uma vez e, misture com a ponta dos dedos até obter uma farinha grossa, parecida com areia. Adicione a manteiga em pedaços e trabalhe a massa até formar uma bola. Deixe descansar por meia hora na geladeira.

Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha. Corte um círculo do tamanho da forma ? aproximadamente 22 cm. Cubra o fundo de uma forma de fundo solto com a massa. Fure o fundo com um garfo várias vezes e asse coberto com uma folha de papel impermeável cortada do tamanho da forma com um bom punhado de grãos de feijão em cima para não deixar a massa crescer de forma desigual. Asse até ficar levemente dourada. Deixe esfriar e retire com o auxílio de uma espátula. Coloque sobre o prato em que for servir.

Prepare o pão-de-ló
Derreta a manteiga. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada em ponto de fio grosso. Peneire a farinha misturada com o fermento e mexendo sempre adicione as claras batidas em neve com uma pitada de sal, por último misture a manteiga derretida.
Asse na mesma forma em que utilizou para a massa da torta, só que untada e polvilhada com farinha de trigo. Forno médio por aproximadamente 25 minutos.

Prepare a mousse
Derreta o chocolate em banho-maria ou no forno de microondas. Bata as claras com uma pitada de sal até quase em neve. Em outra tigela bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada bem clara. Adicione o chocolate derretido e o vinho do Porto. Por último junte as claras, mexendo lentamente. Guarde na geladeira para endurecer um pouco e facilitar a montagem da torta.

Monte a torta
Para o bolo ficar no formato certinho é preciso ou usar um disco de metal do tamanho do bolo e alto o suficiente para segurar a mousse no lugar, ou uma forma preparada com cartolina grampeada no tamanho do bolo e mais alta, forrada com filme plástico. Nos dois casos é preciso untar com óleo de milho o u soja para a mousse não grudar na hora de retirar da forma.

Coloque a mousse por cima do bolo. Leve à geladeira até a mousse endurecer. Se quiser polvilhe com chocolate raspado com o descascador de batatas.

Você também pode gostar