Prepare vagens bem verdinhas temperadas com tomilho. E aproveite para introduzir um sabor novo para todos na sua família. Embora menos usado do que a salsa e a cebolinha, o sabor das folhinhas do tomilho é mais marcado, e também mais perfumado. Sem contar que tem um gosto levemente refrescante. Eu o utilizo mais para complementar o molho de uma salada, ou por cima de um peixe grelhado.
A receita é simples. O ponto de cozimento das vagens é reduzido para deixá-las crocantes. Em seguida, elas são temperadas com folhas de tomilho fresco, sal e azeite. O molho tem também um pouco de suco de limão e pimenta. Eu ainda acrescentei algumas azeitonas verdes que tinha em casa.
A minha opção preferida é comer as vagens bem verdinhas para matar a fome, como em um lanche light. Com isso, deixo de comer um monte de bolachas ou salgadinhos. Mas, são ótimas para acompanhar peixes, aves e carnes.
Vagens como as da foto são bastante comuns aqui em São. É possível comprá-las em supermercados e em feiras-livres. Elas são conhecidas como vagens macarrão, francesa, ou ainda vagem holandesa. Apesar da forma semelhante, elas não são todas do mesmo tipo. O sabor de cada uma delas é um pouco diferente. Especialmente quando ainda estão fresquinhas e crocantes. A característica comum a todas é o seu formato roliço.