A cozinha baiana de Helena Gama Lobo

por Cozinha da Márcia
Receitas da Bahia. Foto: Marcia Zoladz

A cozinha baiana dos anos 60, com a riqueza de suas receitas, simplesmente explodiu nos cardápios dos restaurantes e nas festas nas casas cariocas. Pratos como vatapá e bobó de camarão, além da moqueca baiana, cresceram de importância inclusive para as famílias que não eram da Bahia.

Pensando ainda sobre esse período da cozinha baiana, comprei recentemente alguns livros com histórias e  receitas. E entre eles está o livro Receitas da Bahia da Helena Gama Lobo, que era considerado uma referência importante naquele período. O interessante desse, e outros livros, é que de certa maneira contam um pouco sobre o que as pessoas comiam em casa. Entre elas estão as receitas tradicionais afro-brasileiras, e tem também receitas caseirinhas antigas como o arroz de viúva, o lombo de porco, e várias de frango. A lista de receitas ainda inclui muitos doces que são da cozinha baiana, mas que também são bons exemplos da doceria nordestina.

Os autores de livros de cozinha daquela época, e era algo muito comum, publicavam muitas receitas de família. E, esse livro, como a própria autora explica, tem algumas receitas de seu bisavô italiano, dono do “Solar Devoto”, um salão de festas que “fez época” em Salvador.

Comprei-o na Estante  Virtual. Infelizmente, não consegui descobrir quem é o ilustrador da capa. Na foto, o centro de mesa de crochê veio da casa da minha mãe, e a toalha com as galinhas ciscando é da Isabel Graça (@isabelgraça).

Você também pode gostar