Bolo chiffon com chocolate – elegante e fácil de fazer!

por Cozinha da Márcia

O bolo chiffon já foi  muito famoso no Brasil dos anos 1960. A sua receita é mais ou menos o que chamamos hoje de bolo simples, porém mais macio, com a textura mais delicada. O que quer dizer na verdade que perdemos muito em qualidade. A diferença entre o bolo chiffon e o outro é o modo de preparo. Atualmente quase todas as receitas de bolo recomendam bater as claras em neve separadas do resto da massa a fim de acrescentar “mais ar” ao resultado final. Mas, na verdade, o que faz um bolo mais macio é a quantidade de gorduras que as gemas e a manteiga acrescentam à uma receita.

O bolo chiffon utiliza um outro método. A massa é muito próxima do pão de ló, embora mais cremosa. Para começar tem uma quantidade boa de manteiga e ovos – gordura e proteínas, em relação ao volume de farinha. Em seguida, o bolo é batido de um outro jeito. Primeiro misturam-se os ovos com a farinha, e por último a manteiga. Recomendo experimentar.

A receita não é minha, ela vem do livro The Cake Bible, a Bíblia do Bolo, da Rose Levy Beranbaum.

 

Bolo chiffon. Foto: Marcia Zoladz

Bolo chiffon com chocolate

Imprimir
Porções: 12 fatias Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 e 1 / 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • 3 / 4 de colher de chá de fermento
  • 3 / 4 de xícara de açúcar
  • 3 ovos grandes ou 4 pequenos
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 180 g de manteiga
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó

Instruções

Ligue o forno a 180 oC, forno médio. Misture as claras e as gemas com a baunilha e o leite em uma tijela.

Não é necessário ter uma balança para medir a manteiga. Apenas corte uma fatia com aproximadamente um dedo de largura da barra de manteiga. Utilize o papel e um pouco da manteiga restante para untar a forma onde o bolo será assado.

Derreta um pouco a manteiga no forno de micro-ondas, aproximadamente 30 segundos.

Coloque a farinha, o açúcar, o sal, e o fermento na tigela onde for bater o bolo. Misture com o batedor bem devagar, e acrescente um terço da mistura com os ovos. Aumente a velocidade da batedeira, e junte a manteiga derretida. Acrescente o restante dos ovos em duas etapas. Assim que todos os ingredientes estiverem bem incorporados, acrescente mais um pouco dos ovos. Bata até obter uma massa bem cremosa e junte o restante dos ovos. Bata até obter uma massa de bolo cremosa. Cada etapa não deve demorar mais do que um minuto.

Transfira dois terços da massa para uma forma de bolo com 20 cm de diâmetro. Misture o cacau em pó com a  massa que sobrar na tigela com o auxílio de uma espátula. Espalhe a massa com chocolate no centro da massa, e com a espátula faça quatro ou cinco movimentos circulares para distribuir a massa de chocolate de modo irregular na massa branca.

A forma deve estar untada, com o fundo forrado com papel manteiga também untado, e polvilhada com farinha de trigo.

Asse o bolo por 55 minutos, até a massa dourar um pouco, mas principalmente estar cozida. Espete a lâmina de uma faca para testar – se sair seca o bolo está assado.

 

Você também pode gostar