Receita fácil: como fazer um paillard de peito de frango

por Cozinha da Márcia
Paillard de frango. Foto: Marcia Zoladz

Hoje em dia, o paillard é uma fatia de carne bem fina grelhada rapidamente no fogo alto. A sua espessura não ultrapassa meio centímetro. Originalmente, esse tipo de bife era preparado com carne de vitela, e para deixá-la mais baixa e mais macia batia-se com um martelo de cozinha. O tamanho da carne pode até dobrar de tamanho. A força da martelada rompe as sua fibras, e a estica até dobrar de tamanho.

Paillard era o nome de um restaurante em Paris, cuja especialidade era esse tipo de bife bem fino. Funcionou em Paris na metade do século XIX.

Hoje em dia, um paillard é bife bem fino e esticado. Pode ser de vitela, carne bovina ou ave, como na receita a seguir. Muitos restaurantes em São Paulo tem o paillard de frango com macarrão no seu cardápio.

Paillard de frango. Foto: Marcia Zoladz

Paillard de frango bem fino

Imprimir
Porções: 8 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 peitos de frango sem osso – 4 metades
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 limão
  • 1 colher de sopa de mel ou de xarope de romã (especialidade do Oriente Médio)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de manteiga sem sal

Instruções

Primeiro lave os peitos de frango e enxugue-os com papel absorvente. Cada um deles será aberto da maneira que ensino a seguir.

Primeiro, forre uma tábua de carne com filme plástico.

Em seguida, apoie uma das metades com a parte mais alta virada para o lado direito. Aperte ligeiramente o peito de frango contra a tábua para mantê-lo firme enquanto o abre.

Com uma faca super bem afiada, corte o peito de frango com a lâmina paralela à tábua, quase até o final, sem dividir o pedaço ao meio. Abra o peito de frango sobre a tábua como uma borboleta. Observe que uma das metades ainda estará mais grossa que a outra. Divida essa metade com a lâmina paralela à tábua quase até o final. Assim você terá um bife bem aberto, porém ainda pouco esticado.

Cubra o frango com um filme plástico, e bata dos dois lados para esticá-lo e deixá-lo com uma espessura uniforme,  como o da foto acima. Bata delicadamente para não "furar" a carne. Divida em dois bifes grandes – os paillards. Repita a operação como os demais.

Misture em uma vasilha o suco de  limão, o sal, a pimenta-do-reino, ervinhas frescas picadas como alecrim ou sálvia, e o mel.  Deixe os paillards de frango de molho por 45 minutos. Aqueça óleo e a manteiga em uma grelha bem quente, doure rapidamente cada um deles. Não espere que fiquem muito dourados.

 

Olha o truque

Melado de romã – preparado com o açúcar da polpa da romã, ele é pouco conhecido fora das comunidades de origem turca ou sírio-líbanesa. O seu sabor é ligeiramente ácido e doce, e a sua textura, parecida com a do mel e do melado de cana, é excelente para se preparar molhos para carnes e saladas. Normalmente, pode ser comprado em mercados que vendem produtos árabes ou naturais.

 

Você também pode gostar