Empanada argentina original

por Cozinha da Márcia

Por volta do começo da década de 70 do século passado as primeira empanada argentina original começou a ser vendida no Rio de Janeiro. Imagino que tenha chegado – a empanada argentina original, junto com a primeira grande onda de turismo argentino e uruguaio. Foi a primeira onda de turismo que nós cariocas tivemos contato. Até então, estrangeiros eram mais imigrantes que turistas.

O Rio de Janeiro naquela época era pequeno. Até então, estrangeiros no Rio de Janeiro daquela época só mesmo os marinheiros que paravam no porto. Ainda existiam pessoas, e por isso me desculpem, os que ainda achavam que em 1970 a cidade era a mesma que em 1950/60. Naquela época ainda era fácil saber as diferentes nacionalidade pelos uniformes que vestiam. Aqueles marinheiros usando quepe achatado com pompom vermelho no topo eram os franceses. Enquanto que aqueles com quepe branquinho, com calças de boca larga e botões frontais, eram  americanos do norte.

O Rio de Janeiro na década de setenta

Pessoas vizinhas de fronteira só tinha mesmo um homem que vendia tapetes, diziam que era boliviano, andava vestido com o traje típico dos povos incas, com chapéu coco e tudo. Era muito comum vê-lo andando na Avenida Atlântica. Sempre nos cumprimentava na altura da Praça do Lido. Eu morava no Leme e voltava das aulas de  balé caminhando pela Avenida Atlântica.

A verdade é que argentinos e muitos uruguaios chegaram naqueles anos tanto ao Rio quanto a outras cidades brasileiras. Em parte  vinham de férias. Outros se estabeleceram no país por conta da decadência financeira e de muitos outros estragos de uma ditadura militar.  Vez por outra é interessante lembrar que a ditadura na Argentina culminou levando o país ao vexame da guerra das ilhas Falkland (afinal o dono dá o nome à sua posse) há dez anos. Os recém-chegados trouxeram algumas novidades deliciosas e as empanadas argentinas são apenas um bom exemplo.

Aprenda a fazer diferentes tipos de massas para tortas salgadas

Empanadas argentinas

Empanada argentina original com recheio de frango e folhas de coentro fresco Artigos Empanada argentina original Argentina Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Massa:2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara de manteiga15 g de fermento biológico -- 1 quadradinho1/4 de xícara de água2 colheres de chá de salRecheio:4 sobrecoxassalpimenta-do-reino1 cebola2 dentes de alho1 colher de sopa de salsa e cebolinha picada1 colher de chá de folhas frescas de tomilho ou coentro2 colheres de sopa de óleo de milho2 colheres de sopa de amêndoas picadas1 colher de sopa de açúcar1 pitada de canela1 colher de sopa de óleo de milho2 ovos cozidos picados1 azeitona preta por empanada1 gema dissolvida em um pouco de água

Instruções

Você também pode gostar