Enchova assada coberta com sal grosso deliciosa!

por Cozinha da Márcia

Enchova assada na telha é um prato típico do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O prato pode ser preparado com muitos tipos de peixes, e todos são assados em uma telha de barro no lugar de usar uma assadeira. O fato é que essa é uma região linda cheia de lagos formados pelas represas dos rios Paraíba e Paraíbuna e, em cidades como Santa Branca, é possível comer um peixe assado em alguns bares à beira da represa.
Nem sei se os peixes são criados ou pescados nas águas da represa. Acho que a paisagem do antigo Vale do Paraíba inspirou em parte o prato. Ou talvez sua origem venha de um tempo em que a região ainda tinha olarias, e os rios eram povoados de lambaris. O peixe preparado desse modo, totalmente coberto com o sal grosso é fácil de fazer. Basta forrar o fundo de uma forma com sal grosso, colocar o peixe por cima, e cobri-lo com dois dedos de sal. O resultado, por incrível que pareça, é um peixe pouco salgado e com a carne muito macia.
O vinho correto? Pode ser um vinho verde.

Enchova assada. Foto: Marcia Zoladz

Enchova assada coberta com sal grosso

Imprimir
Porções: 2 a 3 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 enchova limpa sem as vísceras
  • 1 Kg de sal grosso
  • 1 assadeira
  • 2 limões

Instruções

Lave a enchova em bastante água.
Se tiver, utilize uma forma de barro um pouco maior que a enchova, e com a lateral alta. Forre o seu fundo com dois centímetros de sal grosso, ajeite a enchova por cima, e cubra-a por cima com sal grosso.

Asse por quarenta minutos no forno bem quente. Retire a cobertura de sal, e tranfira a enchova para um prato retangular. Corte a cabeça, e com o auxílio de dois garfos levante a pele que deverá estar bem macia.

Sirva com arroz e brócolis, acompanhado por fatias de limão.

 

Você também pode gostar