Ketchup caseiro bem ardido

por Cozinha da Márcia

A receita de ketchup caseiro bem ardido a seguir permite a cada cozinheiro personalizar de um modo especial o seu condimento. Para tanto, o importante é entender que o ketchup é uma conserva de tomates cozidos acrescido de sal e açúcar e vinagre. A princípio, o sal servia para ressaltar o sabor dos tomates, enquanto o açúcar neutralizava a acidez dos tomates. No entanto, com o tempo esse sabor adocicado passou a ser parte importante do sabor. Ainda outro ingrediente que é parte da mistura é o vinagre. É justamente a mistura do sabor doce e do ácido que acabou por definir o seu gosto característico. Além disso, a acidez do vinagre também impede o desenvolvimento de bactérias. Agora, o ketchup caseiro ardido é uma receita que pode se tornar uma especialidade da casa com a adição de  ingredientes escolhidos por quem prepara o molho.

Um pouco da história do ketchup

Ketchup ou molho de tomate vendido em garrafas é um dos principais produtos em conserva a serem industrializados nos Estados Unidos no século 19, ainda em 1837. O  mais conhecido entre eles – o ketchup Heinz, é de 1876.  Acontece que a partir da segunda metade do século dezenove uma parte dos Estados Unidos começou a receber milhares e milhares de imigrantes. Vieram estimulados pelo governo com concessões de terras e uma ajuda financeira inicial. Portanto esses homens, mulheres e crianças ao chegarem eram obrigados a trabalhar, e por isso não tinham tempo para cozinhar. Começou um processo de substituição de temperos e conservas caseiras por molhos comprados prontos que se mantém até hoje na culinária norte-americana.

A partir de 1862 um sistema de ferrovias interligava as diferentes regiões do país do norte a sul, e de leste a oeste, o que facilitou a dispersão dos imigrantes pelo país.  É a partir desse momento também que uma série de produtos locais normalmente fabricados em pequenas fábricas aproveitaram a oportunidade comercial para expandir os seus negócios. O ketchup foi um deles.

Para quem não gosta de ketchup a Cozinha da Marcia oferece uma seleção de molhos e condimentos para acompanhar carnes, peixes e aves.

Ketchup caseiro ardido. Foto: Marcia Zoladz

Ketchup caseiro bem ardido

Receita de ketchup caseiro bem ardido com pimenta malagueta Artigos Ketchup caseiro bem ardido Americana Imprimir
Porções: 8 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 k de tomates para molho (aproximadamente 10 tomates) picados com a casca e as sementes
  • 1 lata de tomates pelados (opcional)
  • Sal a gosto, normalmente uso uma colher de chá
  • 3 dentes de alho
  • 3 pimentas malaguetas
  • 1 / 2 xícara de melado de cana
  • 1 / 4 de xícara de vinagre de vinho branco
  • 1 xícara de salsa picada
  • 4 partes brancas da cebolinha
  • Pimenta do reino
  • Água para acrescentar aos poucos

Instruções

Bata os tomates crus no liquidificador até obter uma massa de tomate ainda irregular, com alguns pedaços de tomates. Observe que a cor obtida é vermelho claro, e com bastante espuma.

Aqueça os dentes de alho picados e as pimentas malaguetas cortadas ao meio na panela onde for preparar o ketchup. Quando o alho cheirar junte o tomate batido.

O molho ketchup é cozido com pouca água. Se estiver ralo junte uma lata de tomates pelados, e sempre fervendo baixinho, misture os demais temperos aos poucos, um de cada vez. E, se for o caso um pouco de água.

Para o molho chegar ao ponto certo – bem denso, o importante é estar sempre fervendo no fogo baixo, deixando aparecer um pouco do fundo. Por último, acrescente o melado de cana, o vinagre e tempere com a pimenta do reino. A salsa e cebolinha podem ser acrescentadas por último também, assim conservam mais o seu sabor.

E lembre-se de provar várias vezes durante o cozimento. O sabor final do ketchup deve ser apimentado e levemente adocicado.  Transfira para um vidro e guarde na geladeira.

Como a receita é para ser preparada de acordo com o gosto pessoal do cozinheiro – acrescente salsa fresca picada ou ainda folhas de manjericão fresco à vontade logo antes de desligar o fogo.

 

Você também pode gostar