Ketchup caseiro bem ardido

por Cozinha da Márcia

Quer fazer um molho ketchup caseiro bem ardido? A receita  a seguir permite a cada cozinheiro preparar o seu molho ketchup em casa. Os ingredientes básicos são tomates, sal, vinagre, açúcar e pimenta. Como o molho é feito em casa,  as proporções dos ingredientes podem variar um pouco. É uma questão de gosto. Os tipos de pimenta também podem variar a cada vez que o molho é preparado. A fim de obter um molho com sabor mais pessoal basta variar um pouco as quantidades dos temperos.  No ketchup da foto, por exemplo, utilizei duas pimentas malaguetas que retirei de um vidro de molho de pimenta. Ao mesmo tempo, apenas para dar uma corzinha ao ketchup, também acrescentei meia xícara de salsa picadinha. E ainda deixei uns pedacinhos de tomate para o molho ficar mais rústico.

Um pouco da história do ketchup

O motivo do sucesso dos molhos industrializados nos Estados Unidos, deve-se principalmente porque  o país recebeu milhares e milhares de imigrantes a partir da segunda metade do século XIX . E, como esses homens, mulheres e crianças precisavam trabalhar, não sobrava muito tempo para comer duas refeições completas por dia.

Assim, essa nova população precisou adaptar os seus os hábitos alimentares, a refeição do meio dia acabou substituída por um lanche rápido, e até hoje os norte-americanos ainda preferem comer apenas uma salada ou um sanduíche.

Ketchup  foi um dos principais produtos em conserva a serem industrializados nos Estados Unidos. Existem inúmeras marcas, no entanto o ketchup da marca Heinz, industrializado desde 1896. De acordo com o uma pesquisa norte-americano Statista Research Institute.

Clique aqui para ver o resultado da pesquisa.

Molhos industrializados como o ketchup, a maionese, a mostrada são uma parte importante da alimentação diária norte-americana. Lá, e aqui também, não tem um hambúrguer servido sem ketchup, um cachorro-quente sem mostarda e uma porção de batata-frita sem maionese.

Para quem não gosta de ketchup a Cozinha da Marcia oferece uma seleção de molhos e condimentos para acompanhar carnes, peixes e aves.

Ketchup caseiro ardido. Foto: Marcia Zoladz

Ketchup caseiro bem ardido

Imprimir
Porções: 8 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 k de tomates para molho (aproximadamente 10 tomates) picados com a casca e as sementes
  • 1 lata de tomates pelados (opcional)
  • Sal a gosto, normalmente uso uma colher de chá
  • 3 dentes de alho
  • 3 pimentas malaguetas
  • 1 / 2 xícara de melado de cana
  • 1 / 4 de xícara de vinagre de vinho branco
  • 1 xícara de salsa picada
  • 4 partes brancas da cebolinha
  • Pimenta do reino
  • Água para acrescentar aos poucos

Instruções

Bata os tomates crus no liquidificador até obter uma massa de tomate ainda irregular, com alguns pedaços de tomates. Observe que a cor obtida é vermelho claro, e com bastante espuma.

Aqueça os dentes de alho picados e as pimentas malaguetas cortadas ao meio na panela onde for preparar o ketchup. Quando o alho cheirar junte o tomate batido.

O molho ketchup é cozido com pouca água. Se estiver ralo junte uma lata de tomates pelados, e sempre fervendo baixinho, misture os demais temperos aos poucos, um de cada vez. E, se for o caso um pouco de água.

Para o molho chegar ao ponto certo – bem denso, o importante é estar sempre fervendo no fogo baixo, deixando aparecer um pouco do fundo. Por último, acrescente o melado de cana, o vinagre e tempere com a pimenta do reino. A salsa e cebolinha podem ser acrescentadas por último também, assim conservam mais o seu sabor.

E lembre-se de provar várias vezes durante o cozimento. O sabor final do ketchup deve ser apimentado e levemente adocicado.  Transfira para um vidro e guarde na geladeira.

Como a receita é para ser preparada de acordo com o gosto pessoal do cozinheiro – acrescente salsa fresca picada ou ainda folhas de manjericão fresco à vontade logo antes de desligar o fogo.

 

Você também pode gostar