Molho à bolonhesa pronto em vinte minutos

por Cozinha da Márcia

O molho à bolonhesa pronto em vinte minutos? A resposta é simples, ele é cozido em uma panela de pressão, que serve apenas para encurtar o tempo de cozimento, o qual é propositadamente longo no método tradicional para caramelizar os açúcares contidos na carne e nos tomates. Não é todo dia que se consegue um molho à bolonhesa pronto em vinte minutos. Ele fica mais gostoso quando cozido no fogo bem baixo por um tempo maior. Algumas vezes prefiro fazer o molho na véspera do dia que vai ser servido, com isso o seu sabor fica mais intenso.

A carne pode ser tanto moída quanto picadinha com a ponta da faca. Para servir o molho à bolonhesa com massas longas como espaguete ou linguini, utilize a carne picadinha. Já para massas curtas como parafusos e lacinhos, prefira a carne moída.

E, para garantir a receita original, é importante acrescentar um pouco de toucinho.  Embora essa receita aceite pequenas modificações, é melhor não fazer mudanças radicais. Por exemplo, não se deve fazer um refogado com alho, e sim com cebola, uma cenoura, e  um talo de salsão que serão dourados no toucinho antes de acrescentar a carne. Você vai encontrar na receita a recomendação para se acrescentar a ponta de uma faca de canela ao molho, embora nem sempre seja possível identificá-la, já basta para dar um sabor especial. Mas é bem importante, a canela permite que o sabor do molho fique mais tempo na boca.

Você também pode preparar uma massa com molho de anchovas

 

Molho bolonhesa. Foto: Marcia Zoladz

Molho à bolonhesa

Molho à bolonhesa preparado na panela de pressão fica pronto em 20 minutos Artigos Molho à bolonhesa pronto em vinte minutos Italiana Imprimir
Porções: 4 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola de tamanho pequeno
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão
  • 500g de carne moída ou picadinha
  • 100 g de bacon em fatias ou um pedaço de toucinho
  • 3 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 / 2 garrafa de vinho branco
  • 2 xícaras de molho de tomate orgânico ou
  • 8 tomates muito maduros descascados
  • 2 xícaras de água ou caldo de carne
  • 1 ponta de faca de canela em pó
  • 1 e 1 /2 colher de chá de sal
  • Um pouco de pimenta do reino moída na hora
  • 1/2 xícara de leite para ajustar a acidez dos tomates

Instruções

Descasque e corte a cebola em pedaços pequenos, descasque a cenoura, corte as pontas do talo de salsão, e amasse-os um pouco com a lateral da lâmina de uma faca larga.

Coloque a panela de pressão no fogo, acrescente o azeite, doure o toucinho cortado em quadradinhos bem pequenos até a gordura derreter. Junte a cebola, a cenoura portada em quadradinhos e o talo de salsão também. Cozinhe-os no fogo médio para baixo até a cebola começar a dourar. Acrescente a carne, misture bem para separar os pedacinhos, tempere com o sal e a pimenta, junte o vinho, o molho de tomate, a água e a canela. Mexa algumas vezes com uma colher e tampe a panela de pressão.

Cozinhe no fogo alto é começar a ferver, abaixe o fogo, cozinhe por mais 10 minutos e desligue. Deixe a panela esfriar sozinha para o molho terminar de cozinhar.

Meia hora antes de servir o molho com o macarrão abra a panela e aqueça o molho para terminar de evaporar e engrossar. O ponto certo é quando a carne começa a ficar um pouco acima acima do nível do molho na panela. Prove, e se estiver muito ácido junte um pouco de leite.

Enquanto o molho termina de evaporar, cozinhe o macarrão, pode ser o tipo parafuso como o da foto, ou outro também pequeno. Mas, o mais adequado é o parafuso porque a sua forma em espiral segura melhor o molho. Para finalizar, escorra quase toda a água do macarrão, volte a panela para o fogo, passe um fio de azeite por cima. E por fim, coloque uma pequena quantidade de molho, misture, acrescente mais um pouco. Mas, não coloque todo o molho, o importante é que a massa absorva o molho como na foto.

Olha o truque

O molho à bolonhesa também pode ser servido com polenta - mas nesse caso prefira utilizar a carne picadinha com a ponta da faca.

 

Você também pode gostar