Pão de minuto de abobrinha e queijo parmesão

por Cozinha da Márcia

Uma receita faz quase 100 anos: o pão de minuto

O nome pão de minuto já indica que a receita é fácil e rápida. Ela é típica do começo do século XX,  quando o fermento em pó começou a ser importado dos Estados Unidos para o país.  As primeiras fábricas de fermento tanto para bolos como as de fermento biológico usados em pães só foram inauguradas em 1934.

Veja aqui a história do pó Royal no Brasil

Veja aqui a história do fermento biológico no Brasil

Para se deixar bolos e pães mais fofos, antes da invenção do fermento em pó, utilizava-se nas receitas ou bicarbonato de sódio ou o cremor tártaro comprados na farmácia. Usados isoladamente eles também ajudam bolos, pães e biscoitos a crescer. Mas o  fermento em pó vendido hoje em dia é uma mistura dos dois e um pouco de amido de milho.

Veja aqui o que faz o bolo crescer

A grande diferença do pão de minuto para o pão normal é que não utiliza o fermento biológico, economizando o tempo de crescimento da massa. Portanto, ele é mais um bolo salgado do que um pão. Receita antiga, era tradicionalmente preparada para o lanche das famílias, e ganha novos sabores aqui na Cozinha da Marcia ao se acrescentar  abobrinha crua e ralada e queijo parmesão na massa, e se quiser uma misturinha de ervas.

Clique para mais receitas de pães da Cozinha da Marcia

www.cozinhadamarcia.com.br

Pão de minuto com abobrinha e queijo parmesão

Prepare um pão de minuto saudável com abobrinha e queijo parmesão da Cozinha da Marcia Artigos Leve, abobrinha, pão de minuto, queijo parmesão, pão, lanche Leve Imprimir
Porções: 16 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 118 calorias por porção com 50 g Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 2 e 1 / 2 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de pimenta-do-reino moída
  • 1 xícara de leite ou iogurte
  • 1 / 4 de xícara de água – se a massa ficar seca acrescente mais água, 1 colher de sopa a cada vez
  • 1 ovo grande
  • 1 xícara de abobrinha ralada com a casca
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • A parte verde de 1 ou 2 cebolinhas verdes picadas
  • 1 colher de chá de tomilho ou orégano fresco ou seco

Instruções

Unte com óleo 16 forminhas individuais e polvilhe-as com bem pouquinha farinha. Não se preocupe em cobrir toda a superfície de cada forminha, são pequenas e como tem queijo na massa soltam com facilidade. Utilizei uma forma dessas para bolinhos dividida em 12 unidades pequenas, para 50 g de massa, e assei os pães em duas fornadas.

Misture na tigela da batedeira a farinha de trigo com a farinha de arroz, o fermento, o sal, e a pimenta.

Os ingredientes líquidos precisam estar diluídos antes de serem acrescentados à mistura seca na batedeira. Para isso, bata o ovo com um garfo em outra tigela, só para dissolver a gema na clara e o ovo ficar um pouco liquefeito, acrescente o leite ou o iogurte desnatado  – eu usei iogurte, a água e o óleo.

Acrescente aos ingredientes líquidos na batedeira, bata até obter uma massa não muito homogênea. Junte as abobrinhas e o queijo parmesão ralado. Misture novamente. Se ficar muito seco molhe com mais água, uma colher de sopa de água de cada vez. Pode parecer que a quantidade de água a ser acrescentada é pouca, mas nesse caso o objetivo é deixar a massa homogênea e suave.

Distribua a massa nas forminhas com o auxílio de um boleador de sorvete.

Asse em forno médio 180 graus por aproximadamente 12 a 15 minutos. Os pãezinhos não douram muito como podem ver na foto.

Você também pode gostar