Para repetir: pão de minuto de abobrinha e queijo parmesão

por Cozinha da Márcia

Prepare essa receita para lá de fácil e saudável de pão de minuto de abobrinha e queijo parmesão. Demora apenas meia hora para ficar pronta, e ainda pode ser congelada

O pão de minuto está festejando quase cem anos! Isso mesmo, o fermento em pó Royal começou a ser importado para o Brasil a partir de 1923. Ela é uma receita típica do começo do século XX,  porém nada mais adequada para se preparar hoje em dia. No fundo, no fundo o pão de minuto de abobrinha e queijo parmesão é um bolinho salgado, e dos mais gostosos.

A grande vantagem do pão de minuto  é que não utiliza o fermento biológico na sua massa. O que quer dizer que o seu tempo de preparo pula a etapa de crescimento da massa do pão tradicional. E obviamente, fica pronto muito mais rapidamente. Antigamente, os pães de minuto eram tradicionalmente preparados para o lanche das famílias. E aqui na Cozinha da Marcia ele ganhou novos sabores e uma pequena carga de vitaminas na massa com a abobrinha crua ralada e o queijo parmesão. E,  acrescente uma misturinha de ervas frescas ou secas para dar uma carga a mais de sabor.

 

 

Pão de minuto com abrobrinha e queijo. Foto Marcia Zoladz parmesão

Pão de minuto de abobrinha e queijo parmesão

Imprimir
Porções: 16 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 118 calorias por porção com 50 g Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 2 e 1 / 2 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de pimenta-do-reino moída
  • 1 xícara de leite ou iogurte
  • 1 / 4 de xícara de água – se a massa ficar seca acrescente mais água, 1 colher de sopa a cada vez
  • 1 ovo grande
  • 1 xícara de abobrinha ralada com a casca
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • A parte verde de 1 ou 2 cebolinhas verdes picadas
  • 1 colher de chá de tomilho ou orégano fresco ou seco

Instruções

Unte com óleo 16 forminhas individuais e polvilhe-as com bem pouquinha farinha. Não se preocupe em cobrir toda a superfície de cada forminha, são pequenas e como tem queijo na massa depois de assadas soltam com facilidade. Utilizei uma forma dessas para bolinhos dividida em 12 unidades pequenas, para 50 g de massa, e assei os pães em duas fornadas.

Misture na tigela da batedeira a farinha de trigo com a farinha de arroz, o fermento, o sal, e a pimenta.

Os ingredientes líquidos precisam estar diluídos antes de serem acrescentados à mistura seca na batedeira. Para isso, bata o ovo com um garfo em outra tigela, só para dissolver a gema na clara e o ovo ficar um pouco liquefeito, acrescente o leite ou o iogurte desnatado  – eu usei iogurte, a água e o óleo.

Acrescente aos ingredientes líquidos na batedeira, bata até obter uma massa não muito homogênea. Junte as abobrinhas e o queijo parmesão ralado. Misture novamente. Se ficar muito seco molhe com mais água, uma colher de sopa de água de cada vez. Pode parecer que a quantidade de água a ser acrescentada é pouca, mas nesse caso o objetivo é deixar a massa homogênea e suave.

Distribua a massa nas forminhas com o auxílio de um boleador de sorvete.

Asse em forno médio 180 graus por aproximadamente 12 a 15 minutos.

 

Você também pode gostar