Receita fácil de cheesecake coberto com goiabada

por Cozinha da Márcia
Cheesecake com goiabada. Foto Marcia Zoladz

Essa é uma receita fácil de cheesecake coberto de goiabada ainda que um pouco diferente da original. Primeiro a massa é assada sem o recheio, o qual é acrescentado em seguida. Já na receita tradicional e, provavelmente, a mais conhecida, a massa e o recheio assam juntos.

Para preparar a receita fácil de cheesecake coberto com goiabada da foto eu utilizei umas sobras de cream cheese, de iogurte, e creme de leite. Também usei um pouco de gelatina para obter a consistência do recheio. Como a quantidade de gelatina para o recheio é pequena, ela garante a sua textura macia, mesmo depois de gelar. Porém, ao mesmo tempo ela dá uma certa consistência à torta. O que quer dizer que o recheio não vai desmontar quando for cortado na hora de servir.

Na receita a seguir eu ensino uma truque bem fácil para a textura do cheesecake ficar perfeita. O segredo está na proporção entre a quantidade de líquido e a gelatina. Dá uma olhadinha! Você ainda pode acrescentar uma colher de chá de casca de limão ou de laranja ralada.

Um pouco de história – essa torta chegou aos Estados Unidos junto com os imigrantes da Europa Central no final do século XIX. Originalmente o bolo cheesecake era uma mistura de queijo, ovos e açúcar assado no forno. Mais tarde, o bolo de queijo ganhou uma base de massa, e com isso se transformou no recheio da torta.

A receita original era preparada na Europa com queijos frescos tanto de leite de cabra quanto de vaca.  Os queijos eram batidos com ovos e açúcar. Mas, como o bolo nem sempre ficava alto e macio, o queijo fresco foi substituído pelo Philadelphia Cream Cheese – um queijo cremoso e bem estável fabricado em Nova Iorque desde 1872. Ele é vendido no Brasil desde 1994.

Cheesecake com goiabada. Foto Marcia Zoladz

Receita de cheesecake coberto com goiabada

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para o recheio
  • 2 xícaras | 300 g de cream cheese
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 1 xícara | 150 g de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de casca de limão ralada
  • 1 colher de sopa | 10 g de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • Para a massa
  • 125g de açúcar
  • 125g de margarina
  • 1 ovo
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Para a cobertura
  • 200g de goiabada cascão ou 200g doce de goiaba pastoso
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 assadeira com 22 centímetros de diâmetro e 3 centímetros de altura.

Instruções

Uma nota sobre as medidas - se for possível, utilize uma balança para medir o creme de leite e o cream cheese.

Primeiro prepare a massa da torta. Para obter a textura correta da massa  utilize a ponta dos dedos. O objetivo é obter uma mistura parecida com uma areia grossa, e não uma massa homogênea.

Misture a manteiga com o açúcar em uma tigela. Acrescente o ovo levemente desmanchado em uma xícara. Faça movimentos circulares como os dedos na tigela só para a margarina e o açúcar absorverem um pouco o ovo.  Não se preocupe em misturar bem os ingredientes.

Por último, junte a farinha misturada com o fermento. Novamente misture com as pontas dos dedos. Espalhe a massa em uma camada uniforme no fundo de uma assadeira redonda untada com uma camada bem fina de margarina e polvilhada com muito pouca farinha.

Asse a massa até o fundo e as laterais dourarem.  Retire do forno e deixe esfriar.

Para preparar o recheio, primeiro coloque a gelatina e quatro colheres de sopa de água fria em uma panelinha. Espere a gelatina absorver toda a água. Ligue o fogo baixo, e segure a panela sobre a chama, sem encostar, girando-a suavemente até a gelatina derreter.

Bata o queijo e o açúcar acrescentando o creme de leite aos poucos. Utilize um mixer de mão ou uma batedeira com a menor velocidade possível. O creme de leite não pode ser muito batido para não virar manteiga. Acrescente a gelatina derretida e a casca de limão ralada.

Para a receita ficar mais leve você pode utilizar uma mistura de iogurte e creme de leite.

Algumas vezes o recheio pode ultrapassar a altura da forma, especialmente quando se acrescenta uma camada bem grossa de cobertura de goiabada. Por isso é preciso aumentar a lateral da forma de modo artificial. Passe uma tira de papel alumínio com a altura de quatro centímetros a mais do que a lateral.  Unte o papel alumínio com óleo vegetal para a cobertura não grudar.

Despeje o recheio sobre a massa, e guarde na geladeira até endurecer. Só então espalhe a cobertura fria.

Para fazer a cobertura derreta a goiabada ou o doce de goiaba com água o bastante até obter uma textura grossa, mas que possa ser espalhada sobre a torta.

Retire da geladeira uns 20 minutos antes de servir.

 

Olha o truque

Como usar gelatina – a regra é sempre a mesma, acrescente dez gramas de gelatina em pó ou em folha para 600ml de líquido. Para aumentar ou diminuir uma receita você pode multiplicar ou dividir proporcionalmente essas quantidades. Essa é a proporção correta para se obter uma textura macia e ao mesmo tempo firme.

 

Você também pode gostar