Essa é uma receita fácil de cheesecake coberto de goiabada ainda que um pouco diferente da original. Primeiro a massa é assada sem o recheio, o qual é acrescentado em seguida. Já na receita tradicional e, provavelmente, a mais conhecida, a massa e o recheio assam juntos.
Para preparar a receita fácil de cheesecake coberto com goiabada da foto eu utilizei umas sobras de cream cheese, de iogurte, e creme de leite. Também usei um pouco de gelatina para obter a consistência do recheio. Como a quantidade de gelatina para o recheio é pequena, ela garante a sua textura macia, mesmo depois de gelar. Porém, ao mesmo tempo ela dá uma certa consistência à torta. O que quer dizer que o recheio não vai desmontar quando for cortado na hora de servir.
Na receita a seguir eu ensino uma truque bem fácil para a textura do cheesecake ficar perfeita. O segredo está na proporção entre a quantidade de líquido e a gelatina. Dá uma olhadinha! Você ainda pode acrescentar uma colher de chá de casca de limão ou de laranja ralada.
Um pouco de história – essa torta chegou aos Estados Unidos junto com os imigrantes da Europa Central no final do século XIX. Originalmente o bolo cheesecake era uma mistura de queijo, ovos e açúcar assado no forno. Mais tarde, o bolo de queijo ganhou uma base de massa, e com isso se transformou no recheio da torta.
A receita original era preparada na Europa com queijos frescos tanto de leite de cabra quanto de vaca. Os queijos eram batidos com ovos e açúcar. Mas, como o bolo nem sempre ficava alto e macio, o queijo fresco foi substituído pelo Philadelphia Cream Cheese – um queijo cremoso e bem estável fabricado em Nova Iorque desde 1872. Ele é vendido no Brasil desde 1994.