A caldeirada de badejo

por Cozinha da Márcia
Caldeirada de badejo. Foto: Marcia Zoladz

A caldeirada, assim como a moqueca, além de ser o nome de um prato, também é uma técnica de cozimento. Nela os ingredientes são acrescentados em uma certa sequência a fim de garantir que cada um deles mantenha uma textura diferente dos demais. E por último, só mais uma recomendação – o tempo no fogo deve ser breve para cada um dos ingredientes ficar com a textura correta. Parece simples, mas na verdade, o tempo correto de cozimento de um ingrediente muda totalmente o sabor de uma comida.

A caldeirada de badejo, quando é servida com bastante molho, pode ser considerada uma sopa. Coloque uma fatia de pão torrado  no fundo do prato para a caldeirada ficar ainda mais suculenta. Eu explico com mais detalhes no modo de fazer da receita. Ou, se preferir, você também pode servi-la acompanhada de uma massa. Ou seja, mais para molho para o peixe do que para sopa, como está na foto.

O badejo é um bom peixe para essa receita por que a sua carne é bastante firme e não desmancha depois de cozida. Lembre-se que todos os  ingredientes utilizados devem ser muito frescos, inclusive os tomates.

Caldeirada de badejo. Foto: Marcia Zoladz

Caldeirada de badejo

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 800 g de lombo de badejo
  • 1 limão siciliano
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 cebola de tamanho médio
  • 4 dentes de alho
  • 1 pimentão amarelo pequeno
  • 1 pimentão vermelho de tamanho médio
  • 4 tomates bem maduros
  • 1 molho de salsa e cebolinha – mais ou menos duas xícaras – bem picadinhas
  • Molho de pimenta

Instruções

Lave peixe, molhe com o suco de meio limão, aguarde uns cinco minutos, e seque o badejo com um papel toalha. Corte a cebola em aneis bem finos. Acrescente os dentes de alho amassados. Aqueça o azeite com a cebola e o alho no fogo baixo.  Qaundo a  cebola  estiver bem cozida, ela  fica  transparente e muito macia.  Acrescente os pimentões cortados em aneis finos à panela.

Coloque o peixe sobre o refogado. Cubra-o com um pouco da cebola, dos tomates e dos pimentõese, polvilhe com mais um pouquinho de  sal. Realmente uma pontinha de faca de sal. Tampe a panela e  cozinhe por aproximadamente dez minutos no fogo médio. Abra a panela, e observe se o peixe soltou bastante líquido. Se achar que a quantidade é pouca para se transformar em uma sopa, acrescente um quarto de xícara de água. O peixe solta muita água enquanto cozinha, por isso não coloque mais do que a quantidade  indicada. Prove o molho, e acerte a quantidade  de sal. Cozinhe o peixe por pelo menos mais quinze a vinte minutos. O peixe de ficar macio. Desligue fogo, e aguarde uns dez minutinhos. Sirva em seguida.

O badejo pode ser servido em pratos fundos com bastante molho. Ou se quiser, coloque uma fatia de pão no fundo do prato, regue-a com azeite, e cubra-a com o molho da caldeirada. Por último, arrume um pedaço do badejo sobre o pão, e leve para a mesa.

Na foto, o badejo é acompanhado com macarrão tipo parafuso -  fusili. Outro modo bem gostoso, e servir o pedaço de  peixe com batatas fritas, e um pouco do molho.

Olha o truque

Alho no tempero – não é necessário picar os dentes de alho antes de colocá-los em um tempero. Basta descascá-los, e amassá-los com a lateral da lâmina de uma faca. O resultado no sabor do prato é igual ao do alho picadinho.

Você também pode gostar