Bolo de semolina e água de flor

por Cozinha da Márcia
Bolo de semolina e água de flor de laranjeira. Foto: Marcia Zoladz

A receita de bolo de semolina e água de flor de laranjeira é sensacional! É tão fácil de fazer que nem precisa de batedeira. O resultado é um bolo é muito macio, e sem ovos. Depois de assado, assim que sai do forno, ele é molhado com uma calda de açúcar, suco de limão, e água de flor de laranjeira. O que o deixa muito perfumado. O bolo de semolina e água de flor de laranjeira é uma receita libanesa bem tradicional.

Eu peguei essa receita em um livro extraordinário – The ethnic Paris cookbookO livro de cozinha étnica de Paris.  A ideia das autoras Charlotte Puckette e Olivia Kiang-Snaije é mostrar a riqueza das culinárias diferentes dos habitantes de Paris, na França.  Paris é uma cidade que abriga pessoas do mundo todo, e acaba por ter também um número grande de restaurantes que representam a sua gastronomia variada. A receita a seguir é da Pâtisserie Azrak, como consta no livro. Ela faz ou fazia tanto doces tradicionais franceses quanto libaneses. Espero que ainda esteja aberta e possamos todos visitá-la.

O livro tem receitas do norte da África – do Marrocos, da Tunisia, e da Argélia. Traz também receitas de entradas, pratos principais, e sobremesas do Líbano e da  Síria. E a grande surprêsa são pratos das antigas colônias africanas – Camarões, Senegal, e o Caribe, entre outros locais de influência africana. E finalmente, tem receitas do Sudeste Asiático – Vietnã, Laos,  e Cambodja.

Azrak – Rue Vaneau, 56, 75007 Paris, metrô Vaneau.

Bolo de semolina e água de flor de laranjeira. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de semolina e água de flor de laranjeira

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • A receita a seguir tem algumas modificações
  • 3 xícaras de farinha de semolina de trigo fina
  • 1 e 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
  • 1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • Para a calda
  • 1 e 1 / 2 xícara de açúcar
  • 3 / 4 de xícara de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
  • 1 forma de fundo solto com 24 cm de diâmetro, untada com manteiga, e polvilhada com farinha de trigo

Instruções

Derreta a manteiga no leite no fogo baixo. O leite não deve ferver, desligue o  fogo  quando a amnteiga já estiver quase toda derretida. O calor do leite vai terminar de derretê-la.

Ligue o forno como o fogo médio, 200 ºC.

Misture a semolina e o açúcar em uma tigela grande, acrescente o leite com a manteiga, a casca de limão ralada, e a água de flor de laranjeira. Misture bem com um batedor ou na batedeira, e descanse a mistura por 20 a 30 minutos. Em seguida, misture o fermento em pó, e transfira a massa do bolo para a forma já untada e polvilhada com farinha de trigo.

Asse o bolo  por aproximadamente 40 minutos. Eu usei uma forma redonda  de  fundo solto para poder servir  fatias triangulares. O modo tradicional de preparar esse bolo é em um tabuleiro, com fatias quadradas marcadas sobre a massa, e com uma amêndoa pelada no meio de cada quadrado. Assim, fica mais fácil de cortar as fatias.

Prepare a calda de açúcar enquanto o bolo assa – misture o açúcar com a água, e com o suco de limão. Cozinhe no fogo médio até a água ferver. Abaixe o fogo, e cozinhe por mais dez minutos. Desligue o fogo, e acrescente a água de flor de laranjeira.

Assim que  o bolo estiver cozido, retire-o do forno. Aguarde dez minutos, para a massa esfriar um pouco e o bolo não quebrar na hora de ser tirado da forma. Transfira o bolo para o prato onde for servi-lo, e molhe-o com a calda. Não espere o bolo esfriar. A massa quente absorve melhor a calda. No bolo da foto eu usei metade da calda, e deixe o resto para regar sobre  o bolo já servido.

 

Você também pode gostar