Torta com três tipos de maçãs super fácil

por Cozinha da Márcia
Torta com três tipos de maçãs. Foto: Marcia Zoladz

A torta com três tipos de  maçãs ganhou esse nome porque ela foi feita com uma sobra de frutas que eu tinha na minha casa. Essa é uma receita da série “Cozinhando de ouvido” da Cozinha da Marcia.  Utilizei duas maçãs verdes, duas maçãs vermelhas, e duas maçãs vermelhas tipo fuji – aquelas  pequenas. A massa folheada foi comprada pronta, mas você pode fazer a massa da torta em casa. É bem simplinha, apenas misture com os dedos uma xícara de açúcar com uma pitada de sal e meia xícara de margarina (isso mesmo). Utilize a ponta dos dedos  para beliscar a mistura até obter uma farinha grossa. Junte um ovo misturado. E por fim, acrescente duas xícaras de farinha misturada com uma colher de chá de fermento. Amasse com as mãos sem se preocupar em obter uma massa homogênea.

A receita da torta com três tipos de maçãs vem da França, onde eles são especialistas em fazer tortas bem baixinhas com as frutas da estação.

Torta com três tipos de maçãs. Foto: Marcia Zoladz

Torta com três tipos de maçãs

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 maçãs verdes
  • 2 maçãs vermelhas grandes
  • 2 maçãs vermelhas fuji pequenas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 / 2 xícara de passas pretas (opcional)
  • 1 pacote de massa folheada
  • 1 forma com diâmetro de 22 cm e com fundo fixo para o açúcar derretido não vazar no forno
  • 2 colheres de sopa de geleia de tangerina, laranja ou damasco para dar brilho

Instruções

Atenção - a massa folheada deve estar fresquinha, poreem não pode estar congelada para abrir facilmente sobre a forma.

Espalhe a manteiga em temperatura ambiente pelo fundo e as laterais da forma. Cubra com açúcar.

Lave, e descasque as maçãs. Corte-as ao meio e em fatias finas. Eu deixei cada tipo de  maçã em uma tijela para poder arrumá-las separadas na torta. Assim cada fatia da torta vai ter um sabor diferente.

Arrume as fatias sobre o açúcar, cada tipo em uma área da forma. Coloque as maçãs no forno previamente aquecido a 200oC. O forno precisa ser mais quente do que o normalmente usado para assar tortas para a maçã cozinhar e o caramelo ficar bem dourado.  Retire a torta do forno assim que o caramelo estiver pronto e as maçãs estiverem cozidas.

Abra a massa, corte um círculo dois centímetros maior que a forma. Cubra as maçãs, e enfie as sobras da massa em direção ao fundo da forma para formar as laterais da torta.

Retorne a torta ao forno, e asse-a até a massa dourar. Retire do forno, e espere dez minutos - isso é bem importante porque  o caramelo precisa esfriar para quando a massa for virada em um prato de torta ele não escorrer e deixar as maçãs sem caramelo por cima.

Para virar a torta basta cobri-la com um prato, e com o auxílio de um pano de prato, girar a forma e o prato juntos. Com isso, as maçãs ficarão por cima da massa.  Deixe esfriar, e em seguida pincele com a geleia derretida no forno de micro-ondas.

Sirva com sorvete, com creme de leite, ou iogurte.

 

Você também pode gostar