Pois é, a aula de hoje foi para aprender a fazer macarrão. Aprendi a cozinhar em apenas dois lugares no Brasil, em casa, em alguns cursos profissionalizantes, e com uma madrinha francesa. E em seguida, na França onde fiz algumas aulas que organizaram o que eu tinha aprendido na prática.
Eu tive apenas duas aulas de comida italiana na minha vida, uma com a mãe da Paula Mattoli, que nos ensinou a preparar mini-alcachofras fritas. A outra com a Paula e o cunhado dela, o Vezio, na qual me mostraram como cozinhar os tipos diferentes de macarrão. E, o mais importante, qual molho é bom para cada tipo de massa. E finalmente, como misturar o molho com a massa.
Hoje eu fiz uma aula aqui em Florença, na Itália, para aprender a fazer tagliatelle – aquele macarrão chatinho, raviolis e nhoques de batata. A seguir, ensino com bastante detalhes como preparar a massa do tagliatelli. Bem como esticá-la em uma máquina manual. É extremamente fácil e muito rápido. Lembre-se que aqui na Itália, onde estou no momento, fazem a massa fresca antes de cada refeição e em pequenas quantidades.
A foto mostra a mão da professora da escola Chefactory Cheflix amassando a farinha com um ovo.