Comida boa, dessas de festas, também podem ser preparadas para pouca gente
Ingredientes
- 300 g de quiabos (uma embalagem de supermercado)
- 1 colher de sopa de camarão seco em pó
- 1 colher de sopa rasa de amendoim em pó
- 1 colher de castanha de caju em pó
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de alfavava ou manjericão
- 3 galhinhos de salsa
- 3 galinhos de coentro
- 1 folha de louro
- Sal a gosto
- 2 pimentas biquinho ou 1 malagueta
- 1 colher de sopa de óleo de soja
- 3 colheres de sopa de azeite de dendê
Instruções
Para essa receita ficar rapidamente pronta sempre guardo em casa, e a sugestão serve para outras receitas da cozinha baiana, aproximadamente 100 gramas de castanha de caju torrada no forno e pulverizada no processador de alimentos; 100 gramas de amendoins torrados e sem as cascas e 100g de camarão salgado que seco no forno bem baixo e depois bato ou no processador ou liquidificador. Tudo isso que parece muito trabalhoso mas só demora meia hora para fica pronto.
Prepare o camarão seco, a castanha e o amendoim de véspera. Corte a cebola em fatias finas, passe o alho por um espremedor. Lave os quiabos e corte as pontas. Corte em rodelinhas com mais ou menos dois centímetros de espessura.
Refogue a cebola e o alho no óleo de soja, acrescente o quiabo, misture bem, junte o louro, a salsa, o coentro a alfavaca e tempere com um pouco de sal. Tampe, abaixe o fogo e cozinhe até o quiabo ficar macio, mas ainda ligeiramente ao dente. Acrescente então a pimenta, o camarão seco, o amendoim e a castanha de caju. Atenção: acrescente esses ingredientes aos poucos e prove sempre, muitas pessoas não gostam tanto do amendoim ou do camarão seco. Faça então a sua proporção. Por fim misture o dendê, aqueça um pouco e sirva com pãezinhos ou com beijus de tapioca comprados prontos.
Clique no botão a seguir para ver a foto do prato servido