Limão e laranja secos na cozinha

por Cozinha da Márcia

Limão e laranja secos são um ingrediente importante para se usar na cozinha. Eles podem ser usados como parte do tempero do molho de frangos, ou ainda podem ser colocados sobre peixes na hora de assá-los.  Um bom exemplo para seu uso é como parte do tempero de um refogado. É só acrescentar um pedaço pequeno de uma fatia de limão seco. O limão e a laranja secos (também tem um sabor gostoso) acrescentam uma certa acidez e conta como um tempero a mais. E assim, é possível ter um sabor complementar em pratos diferentes pratos apenas com um pedaço de limão ou laranja secos na cozinha.

Limão no cogumelo www.cozinhadamarcia.com.brJá com os doces eu não tive tanta sorte,  uma vez que o seu sabor é discreto.  Ainda que ao secarem os açúcares fiquem mais concentrados,  e embora a casca ainda fique levemente amarga, o seu sabor não apareceu muito nas receitas em que as testei. Ainda que a acidez é bem suportável. As frutas secas podem ser usadas para decorar a cobertura bolos.

Na decoração, fatias de frutas cítricas como limões, laranjas e tangerinas secas (em um desidratador, no forno, ou no forno de micro-ondas) pode ser usadas de diversas maneiras. Elas também servem para perfumar ambientes. As fatias arrumadas em um potinho com pedaços de canela quebrada, e misturadas com sementes de anis estrelado perfumam o ambiente e tem um visual elegante. Amarradas com uma fita de veludo de tom próximo também podem enfeitar a árvore de Natal.

Na foto acima, observe o pedacinho de limão Taiti seco lá no meio dos cogumelos shiitake refogados.

Aprenda a fazer um ketchup caseiro aqui

Limão e laranja secos www.cozinhadamarcia.com.br

Limão e laranja secos no forno de micro-ondas

Prepare fatias de limão e laranja secos na cozinha para usar como parte do tempero de pratos. Receitas Limão e laranja secos na cozinha Mediterrânea Imprimir
Porções: 6 Preparo:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 limão siciliano
  • 1 laranja pera ou lima
  • limões de tipos diferentes

Instruções

Corte os limões de tipos diferentes e as laranjas em fatias não muito finas, com aproximadamente com três milímetros.

Para preparar essa receita você pode escolher métodos diferentes. Para secar as fatias de fruta no forno de micro-ondas - espalhe-as sobre uma ou duas folhas de papel manteiga do tamanho do prato ou da base do equipamento. Em seguida ligue o forno por um minuto, vire-as, e assim por diante. Não deixe por mais tempo sem controlar que o miolo do limão queima. A temperatura vai subindo a medida que seca e elas irão endurecer.

Outro método, e é esse que eu utilizei nas fatias de limão da foto - coloque-as para secar em um desidratador. O que eu utilizo é bem simples, são cinco ou seis bandejas de plástico furadinhas, e como elas estão empilhadas sobre uma base que tem um ventilador que faz o ar aquecido circular, secam em seis a oito horas.

 

Você também pode gostar