Geladinhas e bem temperadas as lulas são gostosas com entradinha ou como molho para massas.
Ingredientes
- 1 kg de lulas
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande
- 1 xícara de molho de tomate (passata) sem tempero
- 1 / 2 xícara de água
- 1 limão siciliano
- 1 / 2 colher de chá de sal
- 1 / 2 colher de chá de grãos de pimenta moídos na hora
- 1 / 4 de colher de chá de noz moscada
Instruções
Compre as lulas, e peça para limpá-las e cortá-las em anéis mantendo os pedúnculos. Em casa, lave os anéis de lula com bastante água. Escorra.
Assista a seguir como as lulas são preparadas.
Corte a cebola em fatias bem finas. Refogue no azeite até os anéis amolecerem, não devem dourar. Acrescente as lulas, o suco de limão, e sempre mexendo, tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Mexa mais um pouco até o molho ferver. Acrescente o molho de tomate. Desligue o fogo e tampe a panela. O calor do molho irá cozinhar as lulas até o ponto correto.
Transfira-as para uma tigela alta. Para servir as lulas como entradinha acompanhe com pão, azeite e fatias de limão; para servir como molho para massas curtas e pequenas como conchinhas, parafusos e outros formatos semelhantes capazes de guardar o molho.
Clique aqui para ver outras receitas com lulas.