O molho ragu preparado na panela de pressão é um desses molhos super quebra-galho, além do tempo curto de cozimento o tempero pode variar de acordo com o que se tem em casa. O molho ragu, também conhecido por aqui como molho à bolonhesa, aceita variações. Pode ser preparado com carne cortada em cubinhos ou com carne moída. Pode-se também utilizar proporções diferentes de patinho, coxão mole e alcatra. Ao se combinar duas de cada vez obtém-se um sabor mais intenso.
E como tem gente que não gosta de cebola, pode-se usar apenas o alho, outras ainda gostam de louro, outras acrescentam uma pitada de canela em pó. Esse é o grande segredo do molho ragu preparado na panela de pressão. Embora a quantidade de canela tenha que ser bem controlada, a medida correta é apenas um milímetro, a ponta de uma faca de ponta, e já basta para dar um sabor especial ao molho ragu tanto quando ele for preparado para dez ou para duas pessoas. Não aumente a canela.
Tem mais um item que vai fazer o seu molho diferente a cada vez que o preparar – o vinho tinto. O tipo de uva vai definir o sabor do vinho, pode ser mais adocicado ou mais ácido. Como é para cozinhar, escolha um vinho jovem, que custa menos.
O sabor desse molho é muito bom por um motivo simples, depois de cozido ele é deixado descansando na panela de pressão até esfriar, só assim ganhará em intensidade e delicadeza que fazem esse molho diferente do normal. Os mais apressados podem comê-lo logo que ficar pronto? Podem, também é gostoso. Só não podem esquecer de soltar toda a pressão da panela e abri-la depois de totalmente fria.
Veja aqui uma receita de risoto preparado no forno de micro-ondas