Ragu na panela de pressão fica pronto em 20 minutos

por Cozinha da Márcia

O molho ragu preparado na panela de pressão é um desses molhos super quebra-galho, além do tempo curto de cozimento o tempero pode variar de acordo com o que se tem em casa.  O molho ragu, também conhecido por aqui como molho à bolonhesa, aceita variações. Pode ser preparado com carne cortada em cubinhos ou com carne moída. Pode-se também utilizar proporções diferentes de patinho, coxão mole e alcatra. Ao se combinar duas de cada vez obtém-se um sabor mais intenso.

E como tem gente que não gosta de cebola, pode-se usar apenas o alho, outras ainda gostam de louro, outras acrescentam uma pitada de canela em pó. Esse é o grande segredo do molho ragu preparado na panela de pressão. Embora a quantidade de canela tenha que ser bem controlada, a medida correta é apenas um milímetro, a ponta de uma faca de ponta, e já basta para dar um sabor especial ao molho ragu tanto quando ele for preparado para dez ou para duas pessoas. Não aumente a canela.

Tem mais um item que vai fazer o seu molho diferente a cada vez que o preparar – o vinho tinto. O tipo de uva vai definir o sabor do vinho, pode ser mais adocicado ou mais ácido. Como é para cozinhar, escolha um vinho jovem, que custa menos.

O sabor desse molho é muito bom por um motivo simples, depois de cozido ele é deixado descansando na panela de pressão até esfriar, só assim ganhará em intensidade e delicadeza que fazem esse molho diferente do normal. Os mais apressados podem comê-lo logo que ficar pronto? Podem, também é gostoso. Só não podem esquecer de soltar toda a pressão da panela e abri-la depois de totalmente fria.

Veja aqui uma receita de risoto preparado no forno de micro-ondas

www.cozinhadamarcia.com.br

Ragu na panela de pressão fica pronto em 20 minutos

Imprimir
Porções: 4 pessoas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 4 pessoas
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola de tamanho pequeno
  • 2 dentes de alho
  • 600g de carne moída ou picadinha
  • 3 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 / 2 garrafa de vinho tinto
  • 2 xícaras de molho de tomate orgânico ou
  • 8 tomates muito maduros descascados
  • 2 xícaras de água
  • 1 ponta de faca de canela em pó
  • 1 e 1 /2 colher de sal
  • Um pouco de pimenta do reino moída na hora

Instruções

Descasque e corte a cebola em pedaços pequenos, descasque os dentes de alho e amasse-os com o cabo de uma faca ou a lateral da lâmina de uma faca larga.

Coloque a panela no fogo, acrescente o azeite, a cebola e o alho. Cozinhe-os no fogo médio até a cebola começar a dourar. Acrescente a carne, misture bem para separar os pedacinhos, tempere com o sal e a pimenta, junte o vinho, o molho de tomate, a água e a canela. Mexa algumas vezes com uma colher e tampe a panela de pressão.

Cozinhe no fogo alto é começar a ferver, abaixe o fogo, cozinhe por mais vinte minutos e desligue. Deixe a panela esfriar sozinha para o molho terminar de cozinhar.

Meia hora antes de servir o molho com o macarrão abra a panela e aqueça o molho para terminar de evaporar e engrossar. O ponto certo é quando a carne começa a ficar acima do nível do molho na panela. Sirva com massas ou com polenta.

Você também pode gostar