Brownie com calda de caramelo

por Cozinha da Márcia

Comida de alma das mais gostosas, uma sobremesa como o brownie de nozes com calda de caramelo pode ser servido em qualquer ocasião. A fim de deixar a sobremesa com uma apresentação mais generosa, preparei o bolo brownie com o sabor mais tradicional. Quer dizer, nessa versão acrescentam-se à massa pedacinhos de nozes ou de pecãs. E ainda mais, o que é diferente nesse caso é onde ele é assado, no lugar de uma forma quadrada, ele vai ser assado em uma forma redonda.  Por que esse formato? Por pura gulodice, as fatias ficam com o formato triangular, assim a lateral maior permite que se veja um pedaço maior do bolo. A massa de chocolate aparece salpicada com as nozes.

Na foto da receita, o brownie com calda de caramelo foi para a mesa acompanhado com uma bola de sorvete.  A Cozinha da Marcia tem muitas receitas de sorvetes que pode ser feitos em casa. Pode ser sorvete de morango com laranja, ou de baunilha. Ainda aconselho preparar um sorvete de chocolate com mel para a sobremesa ficar bem doce.

A calda de caramelo pode parecer um exagero, mas na verdade ela acrescenta um sabor levemente amargo, o qual complementa o gosto da sobremesa.

Veja aqui como preparar uma calda de caramelo

 

 

brownie com calda de caramelo www.cozinhadamarcia.com.br

Brownie de nozes com calda de caramelo

Sirva um brownie com nozes e calda de caramelo acompanhado de uma bola de sorvete Receitas Brownie com calda de caramelo European Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 250 g de chocolate meio amargo
  • 180g de manteiga (para obter a medida corte um dedo do tablete)
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 / 4 de colher de chá de cravo em pó
  • 3 ovos
  • 1 / 2 xícara de farinha de trigo
  • 2/ 3 de xícara de açúcar cristal marrom claro
  • 1 / 4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 2 xícara de nozes grosseiramente picadas

Instruções

Derreta o chocolate com a manteiga, pode ser no forno de micro-ondas ou no banho-maria. Fora do calor, misture sem parar, até obter um creme homogêneo. Aqueça as nozes por alguns minutos em uma frigideira, assim ficarão mais crocantes. Quando mornas, quebre-as com as mãos em pedaços não muito pequenos.

Bata os ovos com o açúcar e o sal, acrescente o chocolate com a manteiga já morno, a essência de baunilha, a pitada de cravo, misture a farinha peneirada com o fermento e por último, acrescente as nozes.

Espalhe a massa em uma forma com o fundo forrado com papel manteiga. Primeiro, faça um ponto com manteiga no fundo da forma para fixar o papel para poder untá-lo e as laterais da forma com manteiga, em seguida polvilhe com farinha de trigo, sacuda o excesso de massa.

Asse o bolo no forno previamente aquecido por aproximadamente 30 minutos, não ultrapasse muito esse tempo que a massa ficará ressecada. Solte o bolo ainda morno da forma, retire o papel do fundo e coloque-o em um prato de bolo. Sirva com sorvete e calda de caramelo.

Você também pode gostar