O fermento acabou na hora de bater o bolo?

por Cozinha da Márcia

O que é possível fazer se o fermento acabar na hora de bater o bolo? O importante é lembrar que um bolo pode crescer sem nenhum reforço extra de um agente químico. O principal ingrediente da clara de ovo é a albumina, que ao ser batida se transforma em uma espuma com bolhas de ar presas em seu interior. No forno quente o calor expande o ar aprisionado nas claras, as bolhas crescem, e empurram o bolo para cima. A albumina expandida endurece enquanto o bolo assa, e o ar fica preso mantendo a altura do bolo.  É por isso, que não se pode abrir a porta do forno antes de pelo menos trinta minutos – o ar de fora abaixa a temperatura interna e encolhe o ar dentro da massa, e o bolo murcha.

Veja aqui como a embalagem do Pó Royal mudou em 85 anos.

Para se evitar a decepção de ver o bolo murchar bem diante dos seus olhos assim que sai do forno, o fermento em pó, uma mistura de uma base – o bicarbonato de sódio com um ácido – o cremor tártaro, quando se juntam à massa de bolo umedecida provocam milhões de bolinhas, como uma fervura, que aumenta em muito a quantidade ar contida na massa de bolo que segue expandindo com o calor do forno; portanto, o bolo cresce muito mais.

Como fazer o bolo crescer

Mas, na falta de fermento em pó também se pode usar o bicarbonato de sódio. O seu efeito é semelhante ao do fermento em pó, quando entra em contato com água ou um meio ácido ele ferve, solta bolinhas de ar que ajudam a levantar o bolo e o segura enquanto as claras, e a massa do bolo, com um reforço extra assam e endurecem.

E na falta dos dois, não use nada, apenas misture delicadamente as claras bem batidas em neve à massa do bolo.

A seguir três receitas que não usam fermento

Bolo de abacaxi, Bolo de chocolate duzentos, Bolo de chocolate pesado

bolo de chocolate perfumado www.cozinhadamarcia.com.brAs melhores bananas para doces www.cozinhadamarcia.com.brCogumelos shiitake com macarrão www.cozinhadamarcia.com.brCafé com leite de coco www.cozinhadamarcia.com.brBolo de fubá bem amarelo www.cozinhadamarcia.com.br

Você também pode gostar