O que é possível fazer se o fermento acabar na hora de bater o bolo? O importante é lembrar que um bolo pode crescer sem nenhum reforço extra de um agente químico. O principal ingrediente da clara de ovo é a albumina, que ao ser batida se transforma em uma espuma com bolhas de ar presas em seu interior. No forno quente o calor expande o ar aprisionado nas claras, as bolhas crescem, e empurram o bolo para cima. A albumina expandida endurece enquanto o bolo assa, e o ar fica preso mantendo a altura do bolo. É por isso, que não se pode abrir a porta do forno antes de pelo menos trinta minutos – o ar de fora abaixa a temperatura interna e encolhe o ar dentro da massa, e o bolo murcha.
Veja aqui como a embalagem do Pó Royal mudou em 85 anos.
Para se evitar a decepção de ver o bolo murchar bem diante dos seus olhos assim que sai do forno, o fermento em pó, uma mistura de uma base – o bicarbonato de sódio com um ácido – o cremor tártaro, quando se juntam à massa de bolo umedecida provocam milhões de bolinhas, como uma fervura, que aumenta em muito a quantidade ar contida na massa de bolo que segue expandindo com o calor do forno; portanto, o bolo cresce muito mais.
Como fazer o bolo crescer
Mas, na falta de fermento em pó também se pode usar o bicarbonato de sódio. O seu efeito é semelhante ao do fermento em pó, quando entra em contato com água ou um meio ácido ele ferve, solta bolinhas de ar que ajudam a levantar o bolo e o segura enquanto as claras, e a massa do bolo, com um reforço extra assam e endurecem.
E na falta dos dois, não use nada, apenas misture delicadamente as claras bem batidas em neve à massa do bolo.
A seguir três receitas que não usam fermento
Bolo de abacaxi, Bolo de chocolate duzentos, Bolo de chocolate pesado




