Experimente fazer um cassoulet – a feijoada francesa

por Cozinha da Márcia
Receita de cassoulet. Foto: Marcia Zoladz

Experimente fazer  um cassoulet (diz-se casulê) em casa.  É um tipo de feijoada preparada com feijão branco e com carnes e embutidos ao estilo francês. O que quer dizer isso? Assim como nós usamos o feijão preto, as carnes salgadas, e pedaços do porco como pés, rabos, e orelhas, lá usam o ganso. O ganso, que aqui pode ser substituído por frango, uma vez que aquele não faz parte do nosso cardápio.

Agora, feijoadas fazem parte de todos os cardápios de quase todos os países – apenas utilizam os feijões regionais. O feijão preto é  brasileiro. Já o feijão branco vem da Europa. Portugal inclusive tem uma receita que utiliza feijão branco como a nossa, e como a francesa. O que muda são os tipos de carnes utilizados, e também o método de cozimento.

O cassoulet francês tem uma particularidade, embora tenha muitas variações regionais, utiliza mesmo a gordura de ganso, e pedaços do próprio ganso. Então, aqui para fazer um cassoulet mais elaborado pode-se utilizar a galinha d’angola, cuja carne é escura como a do ganso.

Convido a todos para experimentarem  a receita.

Receita de cassoulet. Foto: Marcia Zoladz

Cassoulet – a feijoada francesa

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • A receita a seguir é para pouca gente, e pode ter seus ingredientes aumentados à vontade da cozinheira ou do cozinheiro
  • 250 g de feijão branco
  • 1 paio
  • 20 g de barriga de porco fresca - não use toucinho ou outra carne seca ou defumada
  • 2 coxas de frango com as sobrecoxas e sem as peles
  • (podem ser susbtituídas por uma galinha d'angola pequena - explico no final da receita como fazer)
  • 2 a 3 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de chá de páprica defumada
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
  • 3 colheres de sopa de salsa picada
  • 3 ou 4 galhos de tomilho
  • 1 cebola cortada em pedacinhos
  • 1 cenoura cortada em pedacinhos
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal
  • Suco de meio limão

Instruções

O cassoulet é prepardo de um jeito diferente da feijoada brasileira. O feijão é cozido à parte, e a carne do frango é dourada em separado.

Eu temperei as coxas e sobrecoxas do frnago na véspera para deixá-las com bastante sabor. Lavei-as, coloquei em um recipiente com tampa, e as besuntei os dois lados com uma colher de chá de sal, as duas colheres de chá de páprica defumada, e um pouco - sem medida, de pimenta do reino moída na hora. Espremi meio suco de limão rosa (caipira) por cima. Tampei, e deixei de um dia para o outro na geladeira.

Lave os feijões, e os deixe-os cobertos com água fria de um dia para o outro. Mas, observem que o feijão branco, diferente de outros tipos, absorvem pouca água e portanto, crescem pouco. Escorra o feijão e passe em baixo da água corrente para limpar bem a água onde ficou de molho. Coloque o feijão em uma panela de pressão, cubra-o com água apenas  até a marcação interna da panela que diz quantidade média ou algo parecido.

Feche a tampa, e cozinhe no fogo alto até a panela começar a chiar. Abaixe o fogo para médio/baixo - para saber se a temperatura está correta  é simples: ela não deve parar de soltar o excesso de pressão - deve seguir chiando. Desligue o  fogo  depois de 15 minutos. Espere a panela esfriar e só então abra a tampa. Escorra o feijão por uma peneira sobre uma vasilha para guardar a água do cozimento que vai ser usada no preparo do cassoulet.

No fogo médio, refogue a barriga de porco cortada em pedaços de um centimetro até dourar no azeite de oliva. Junte as cabeças de alho descascadas, e a cebola cortada. Quando a cebola começar a dourar, acrescente a cenoura cortadinha e o feijão já escorrido. Mexa algumas vezes, e tempere com sal,  pimenta do reino. Acrescente o feijão, e o paio cortado em fatias finas, e o tomilho. Molhe com uma xícara do cozimento do feijão, tampe cozinhe no fogo baixo enquanto doura  o  frango.

Em uma panela com a lateral alta, coloque as coxas e sobrecoxas de frango e doure-as no fogo baixo.  Quando estiverem cozidas - espete a ponta de uma faca para ter certeza que estão bem passadas até  perto dos ossos, junte-as ao feijão, polvilhe o cassoulet com salsa picada e sirva com pão.

 

Olha o truque

Para preparar o cassoulet com galinha d'angola primeiro tempere-a e deixe de molho em uma vinha d' alhos de um dia para o outro. No dia seguinte, doure uma cebola com dois dentes de alho, acrescente a galinha d'angola cortada em pedaços. Refogue bem, mas não se preocupe em dourar os pedaços. Junte um tomate, e uma xícara de vinho branco, tempere com sal, pimenta, e noz moscada. Cozinhe até a carne ficar muito macia. Acrescente uma xícara de caldo de galinha ou de água por vez para os pedaços cozinharem com líquido apenas até a metade ou até um terço da altura da panela. Desligue o fogo. No dia seguinte, faça o cassoulet como na receita acima, e misture os pedaços da galinha d'angola e um pouco do molho da panela na hora de servir.

Você também pode gostar