Ceia de Natal: frango com sálvia e molho de iogurte e creme de leite

por Cozinha da Márcia

Eu gosto muito desse frango com sálvia porque ele tem bastante molho, o que o torna um bom acompanhamento para uma massas longas tipo linguini ou espaguete. Como o molho é bem líquido ele também combina com aquela massa longa furadinha – a bavete. O molho escorre por esse tubinho e fica muito gostoso.

A sálvia, por outro lado, é um tempero que usamos pouco, mas que recomendo experimentar. Ela é muito perfumada e penetra facilmente na carne do frango, e se mistura facilmente com os demais temperos. Embora muita gente ache o seu sabor um pouco forte, no caso ele é diluído no vinho branco e no creme de leite do molho.

Recomendo servir o frango com sálvia junto com outros pratos salgados. Ele fica muito bonito e acrescenta uma novidade ao cardápio.

Frango com sálvia e molho de iogurte. Foto: Marcia Zoladz

Frango com sálvia e molho de iogurte

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 4 sobrecoxas de frango
  • 1 limão (pode ser de qualquer tipo)
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 4 dentes de alho
  • 1 cenoura grande
  • 8 folhas de sálvia fresca
  • 1 / 2 xícara de vinho branco
  • 1 / 2 xícara de iogurte grego
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de chá sal
  • 1 / 2 colher de chá pimenta do reino moída na hora

Instruções

Primeiro lave com bastante água e esfregue os pedaços de frango com o limão cortado ao meio. Dessa vez utilizei a sobrecoxa do frango. Mas, também já preparei essa receita com a coxa e a sobrecoxa. Polvilhe cada pedaço com um pouco de sal.

Como podem ver na foto, eu primeiro dourei os pedaços do frango no fogo muito baixo no óleo, até cada pedaço parar de sangrar. É só olhar na parte do osso que fica visível em um dos lados da sobrecoxa.

Quando estiver cozida, deixe dourar um pouco. Não exagere. Tempere com mais um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora.

Acrescente a cenoura cortada em fatias e em seguida em meia-lua. E, junte os dentes de alho esmagados com a lateral da faca. Mexa por alguns minutos, até o alho começar a cheirar. Tempere com mais uma pitada de sal.

Acrescente as folhas de sálvia. Eu utilizei umas doze folhas de sálvia porque elas estavam com o sabor fraco. Por isso, morda e experimente as folhas de sálvia. E, se achar o seu sabor muito intenso utilize um número menor.

Molhe com o vinho, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por uns dez minutos para o vinho penetrar bem na carne.

Após esse tempo acrescente a água aos poucos, e mantenha sempre aproximadamente uma xícara de água na panela. E, cozinhe acrescentando mais água, meia xícara de cada vez, até a carne da sobrecoxa ficar macia, mas mantendo a forma.

As cenouras também deverão estar cozidas, porém firmes para não desmancharem no molho. Demora mais ou menos trinta minutos até estarem no ponto certo. Como disse, acrescente mais água se precisar, porém sempre meia xícara de cada vez.

Por último, junte o creme de leite e o iogurte grego previamente misturados. Prove o molho e acerte o sal e a pimenta. Não deixe o molho ferver que pode coagular - desandar.

Você também pode gostar