Natal: prepare um pernil de porco sem osso delicioso!

por Cozinha da Márcia

Comprei um pernil de porco sem osso muito pequeno e resolvi prepará-lo de maneira bem tradicional. No segundo Natal da pandemia de covid-19 vamos festejar com a família e mais alguns  poucos amigos. Um pernil de porco é uma carne de festa. O seu  tamanho já pede mais pessoas à mesa. E além do mais é uma receita muito brasileira,  tradicionalmente servida antes do perú se tornar popular.

O pernil pode ser servido à brasileira com uma farofa muito  enfeitada com passas e couve. Ou, de modo mais ligeiro, enfeitado com fios de ovos,  e fatias de abacaxi cozido em uma calda de caramelo.

A Cozinha da Marcia deseja um Feliz Natal a todos com muita saúde.

Pernil assado sem osso

Pernil de porco sem osso

Imprimir
Porções: 6 a porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 pernil sem osso, com 1,2 kg aproximadamente
  • Para o tempero
  • 3 dentes de alho espremidos
  • 1 xícara de vinho branco
  • 3 colheres de azeite
  • 1 limão
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino em grão moída na hora
  • 1 xícara de água
  • Para o molho
  • 1 / 2 xícara de vinho branco ou suco de laranja
  • 3 cebolas cortadas em anéis
  • sal e pimenta a gosto

Instruções

Recomendo o pernil sem osso apenas porque assa mais rápido do que o pernil com osso. Se quiser assar um pernil com o osso compre um com 4 quilos para obter a mesma quantidade de carne. A receita utiliza pouco sal para deixar o sabor da carne aparecer. Se preferir acrescente mais sal.

Lave o pernil na água corrente e esfregue com uma das metades do limão. Prepare o tempero em um recipiente alto e apenas um pouco maior que o pernil, assim ele ficará quase submerso.

Um internauta da Cozinha da Marcia sugeriu deixar o peril temperado dentro de um saco plástico bem grande sobre uma assadeira. Gostei da sugestão porque assim é só virar o pernil algumas vezes no tempero para tomar gosto por igual.  Guarde-o na geladeira para a carne não estragar com o calor.

Forre uma assadeira com papel alumínio, coloque o pernil e o tempero. Asse-o coberto com papel de alumínio no  forno médio, a 200 oC por uma hora. Abra o forno, retire a cobertura de papel alumínio, e acrescente uma xícara de água no fundo da assadeira. Asse o pernil por mais 45 minutos.

Para ver o seu ponto de cozimento dê um pequeno corte na lateral. Esse corte deve ser profundo. Por isso eu normalmente espeto a lâmina de uma faca bem afiada. Deve escorrer um caldinho de cor clara. O pernil fica levemente dourado quando está pronto, como está na foto.

Atenção, não deixe a água secar porque esse o molho que ser forma na assadeira vai ser utilizado para acompanhar o pernil. Acrescente mais água se for necessário.

Retire o pernil do forno, e quando morno corte-o em fatias finas, arrume-as em um prato de servir. Não deixe o pernil no forno depois de pronto que ele continuará a cozinhar e a carne ficará ressecada.

Para o molho, coloque a cebola já cortada em anéis bem finos ou picadinha em uma panela pequena. Cozinhe-a no fogo baixo até os anéis amolecerem. Acrescente todo o molho que sobrou na assadeira na panela, o vinho branco, ou suco de laranja e um quarto de xícara de água. Acerte o sal. Quando ferver e a cebola absorver um pouco da cor do molho está pronto. Sirva a carne com o molho e fatias de limão.

 

 

Olha o truque

Assados bem cortados - Aguarde pelo menos quinze minutos antes de cortar assados grandes como pernil, cordeiro, rosbifes e aves como o peru porque a carne mais fria é mais fácil de ser fatiada

Você também pode gostar