Festas: prepare uma receita de rabanada tradicional com açúcar e canela para o Natal

por Cozinha da Márcia

Todo mundo adora uma rabanada tradicional com açúcar e canela para servir no Natal. E, como já estamos quase lá, minha sugestão é preparar rabanadas desde já. Não custa lembrar que estamos em plena temporada natalina que vai do início de dezembro até o dia de Reis – dia 6 de janeiro. Por isso, não é preciso esperar a véspera de Natal para preparar a receita de rabanada tradicional.

Ela é fácil de fazer, mesmo para quem nunca a preparou. Afinal, as rabanadas são apenas fatias de pão dormido molhado no leite e em com um golinho de vinho de porto. E, em seguida, as fatias umedecidas são douradas na manteiga. Por último elas são polvilhadas com muito açúcar e canela.

As melhores são aquelas macias por dentro e crocantes por fora. Por isso, aqui na Cozinha da Marcia preferimos prepará-las ou com pão doce, tipo trança. Elas também podem ser preparadas com pão francês ou com pão de forma comum ou integral. O seu sabor é um pouquinho menos doce.

É claro que as rabanadas tradicionais podem ser preparadas o ano inteiro! Aliás, eu recomendo!

Receita de rabanada tradicional. Foto: Marcia Zoladz

Rabanada tradicional

Imprimir
Porções: 5 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 a 5 ovos misturados e bem líquidos - a quantidade de ovos depende da quantidade de rabanadas
  • 2 xícaras de leite ou mais se estiver preparando maior quantidade
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de chá de vinho do Porto
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 8 a 10 fatias de pão dormido (pode ser do tipo bisnaga, italiano, brioche ou de forma)
  • 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para polvilhar
  • 1 colher de chá de canela para polvilhar - um pouco mais a gosto

Instruções

Para começar – o número de fatias de pão é calculado a partir do número de pessoas - em geral duas fatias de pão por pessoa.
1. Misture os ovos com o leite, a baunilha, o açúcar, a pitada de sal e o vinho do Porto Despeje a mistura em um recipiente grande e com pouca altura.
Corte as fatias de pão com um dedo de espessura – aproximadamente um centímetro, e em seguida corte em triângulos ou retângulos, isso se quiser experimentar um formato diferente.
2. Coloque a manteiga para derreter em uma frigideira no fogo bem baixo. Passe rapidamente os dois lados de cada fatia de pão na mistura de ovos e leite. Se achar que as fatias de pão estão um pouco secas, vire-as mais uma vez na mistura.
3. Doure-as dos dois lados na manteiga aquecida e transfira-as para um prato forrado com papel absorvente. Deixe o prato com as rabanadas já prontas perto do fogão ou no forno bem baixinho, assim elas não esfriam até a hora de servir.
4. Polvilhe as rabanadas com uma pitada do açúcar de confeiteiro misturado com a canela, em seguida arrume os triângulos no prato que for servir.
Para variar um pouco o sabor da rabanada tradicional recheie cada duas metades com doce de leite, ou sirva com morangos cortados em fatias e folhinhas de hortelã.

Você também pode gostar