Como os caquis chegaram ao Brasil

por Cozinha da Márcia
Caquis grelhados. Foto: Marcia Zoladz

O Brasil é um dos  maiores produtores de caquis do mundo, você sabia? Eu não tinha ideia. Segundo os dados da Embrapa o país  produziu recentemente 171 mil toneladas, e  só é ultrapassado pela China e pela República da Coreia (do Sul).

O governo imperial estimulou a vinda de grande números de imigrantes europeus no final do século XIX. O objetivo era substituir a mão de obra dos africanos e seus descendentes, uma vez que a abolição  da escravidão era iminente. Muitos estados já haviam inclusive libertado seus escravos. Os japoneses, no entanto chegaram um pouco mais tarde, mas também para trabalhar no campo.  O primeiro grupo de imigrantes chegou ao Porto de Santos em 1908.

Chegaram de modo organizado para trabalhar em fazendas de café ou para se estabelecer em pequenas propriedades, as chamadas colônias. Trouxeram a sua experiência agrícola, novas espécies, e além disso, introduziram grandes melhorias em muitos dos legumes e verduras que já estavam adaptados ao Brasil. O caquizeiro é uma dessas espécies. No entanto, os caquis tornaram-se populares após a Primeira Guerra Mundial.

A receita da foto está aqui. Clique!

Clique aqui para conhecer a história da imigração japonesa no Brasil.

Para saber mais sobre a produção de caqui, clique aqui no resultado da busca que fiz no Google.

Você também pode gostar