Doce de caju cor de ouro

por Cozinha da Márcia
Doce de caju. Foto: Marcia Zoladz

A receita desse doce de caju veio em parte do livro de receitas de Paloma Amado Costa, que reuniu as receitas que aparecem nos livros de seu pai, o escritor Jorge Amado. E tem mais, para nossa sorte, algumas receitas vem direto da cozinha da casa de seus pais, a escritora Zélia Gattai e escritor Jorge Amado.

O caju é uma fruta refrescante e muito rica em vitamina C. E os cajus ainda tem uma outra qualidade – depois de cozidos preservam todo o seu sabor. E ainda também transferem todo o seu sabor para a calda de açúcar onde são cozidos.

 

Doce de caju. Foto: Marcia Zoladz

Doce de caju com cor de por do sol

Imprimir
Porções: 16 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 16 cajus
  • 2 copos de água
  • 500 g de açúcar – veja a nota sobre o açúcar no início da receita
  • 2 limões taiti

Instruções

Atenção, os cajus foram cozidos com a casca. Primeiro retire as castanhas, arranque-as torcendo-as e puxando para fora da fruta. Coloque-os em uma vasilha de louça ou de aço inox, ou esmaltada. Os demais materiais podem escurecer as frutas. Cubra-as de água, e esprema o suco de um limão sobre as frutas.

Para essa receita utilizei uma mistura de açúcar refinado, açúcar cristal e um pouco de açúcar demerara. Na verdade, apenas utilizei as sobras de açúcares que tinha aqui em casa. Porém, qualquer um deles pode ser utilizado separadamente.

Fure com um garfo várias vezes, e esprema-os com as mãos sobre uma vasilha. É importante retirar bastante caldo de cada caju para a calda poder penetrar bem nas frutas enquanto cozinham.

Descasque o segundo limão, arranque a polpa branca também. Coloque-o na calda.

Prepare uma calda com a água e o açúcar em uma panela bem grande. Ferva a calda até o açúcar derreter. Coloque os cajus na panela, e assim que ferver abaixe o fogo.

Cozinhe-os por aproximadamente duas horas. A cada meia hora acrescente meio copo de água à calda.

Cozinhe os cajus até ficarem bem macios. É importante mexer a calda na panela algumas vezes para que não grudem nas laterais da panela.

Se depois dos cajus estarem bem macios, se ainda estivem com a cor clara, cozinhe-os por mais dez minutos. Eles ainda vão continuar cozinhando até esfriarem.

Você também pode gostar