Favas à moda árabe é uma receita que peguei de um livro do período do califado em Bagdá, no Iraque atual, que começou no século IX. É também o período que os árabes invadiram a Pensínsula Ibérica, e foi um dos momentos de maior riqueza cultural no Norte da África e no Oriente Médio. O livro Medieval Arab Cookery – Cozinha árabe na Idade Média, tem uma edição e tradução do árabe antigo do pesquisador norte-americano Charles Perry. A introdução é da Claudia Roden, autora de muitos livros maravilhosos de culinária do Oriente Médio.
Leiam mais sobre a Claudia Roden aqui.
O livro é famoso pela qualidade de suas receitas, e uma verdadeira prova da sofisticação culinária do período. O que a princípio parece uma lista de receita muito parecidas, aos poucos e com pequenas mudanças nas especiarias, em um e outro ingrediente, ou no tipo de carne utilizado, mostra uma sociedade rica e atenta aos prazeres da mesa.
A receita de favas à moda àrabe foi preparada seguindo as instruções como à época. Aliás, ela não poderia ser mais atual. O detalhe, pouco usual para a nossa culinária, está no sabor do óleo de gergelim.