Favas à moda árabe é uma receita com mil anos

por Cozinha da Márcia
Favas à moda árabe. Foto: Marcia Zoladz

Favas à moda árabe é uma receita que peguei de um livro do período do califado em Bagdá, no Iraque atual, que começou no século IX. É também o período que os árabes invadiram a Pensínsula Ibérica, e foi um dos momentos de maior riqueza cultural no Norte da África e no Oriente Médio. O livro Medieval Arab Cookery – Cozinha árabe na Idade Média, tem uma edição  e tradução do árabe antigo do pesquisador norte-americano Charles Perry. A introdução é da Claudia Roden, autora de muitos livros maravilhosos de culinária do Oriente Médio.

Leiam mais  sobre a Claudia Roden aqui.

O livro é famoso pela qualidade de suas receitas, e uma verdadeira prova da sofisticação culinária do período. O que a princípio parece uma lista de receita muito parecidas, aos poucos e com pequenas  mudanças nas especiarias, em um e outro ingrediente, ou no tipo de carne utilizado, mostra uma sociedade rica e atenta aos prazeres da mesa.

A receita de favas à moda àrabe foi preparada seguindo as instruções como à época. Aliás, ela não poderia ser mais atual. O detalhe, pouco usual para a nossa culinária, está no sabor do óleo de gergelim.

Favas à moda árabe. Foto: Marcia Zoladz

Favas à moda árabe

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 300 g de feijões fava pequenos e verdes - eu usei favas congeladas
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 1 / 4 de xícara (aproximadamente 4 colheres de sopa) de vinagre de vinho branco
  • Sal grosso

Instruções

Se estiver usando favas congeladas: cozinhe-as ainda congeladas por uns cinco minutos em uma panela com água fervendo e com o sal. Fique de olho porque assim que elas aquecerem e começarem a abrir estão prontas. Devem estar cozidas, porém firmes. Escorra-as e transfira as favas para uma tigela com água gelada - acrescente umas três ou quatro pedras de gelo, para interromper  o cozimento e mantê-las verdinhas. Escorra novamente.

Para preparar a receita com favas secas: deixe-as de  molho por uma noite em bastante água. Troque a água pelo menos uma vez. No dia seguinte, morda uma das favas para testar se ainda estão muito duras ou mais macias. Em função do seu grau de macies ajuste o tempo de cozimento. Cozinhe-as apenas na água (sem sal!) por no máximo 10 minutos na pressão. Abra a panela assim que possível, teste uma fava. Se precisar cozinhe-as mais um pouco com a panela aberta. Ou tenha paciência e cozinhe-as em uma panela normal, assim elas ficarão no ponto de cozimento al dente  perfeito.

Na hora de servir arrume as favas em uma tigela e tempere com o sal grosso, o óleo de gergelim e o vinagre. Agora, coloque aos poucos os temperos, e prove. O sabor deve ser delicado, mas tem que sentir o gosto do gergelim. Por isso é importante acrescentar uma colher de sopa de óleo e uma de vinagre por vez. Sirva como entradinha ou como mais uma salada.

 

Você também pode gostar