Fígado de galinha é bom para a saúde. Pode acreditar!

por Cozinha da Márcia
Fígado de frango. Foto: Pintura com licensa da Wikimedia Commons

O fígado de galinha é rico em vitaminas e sais minerais, e muito bom para a saúde. Primeiro vou mencionar as boas qualidades – a carne é rica em vitaminas, em especial a vitamina C. No entanto, o seu componente mais importante é a vitamina B12 que combate a anemia. Doses de ferro, selênio, e vitamina A são alguns dos outros itens que justificam o seu consumo.

Mas, é justamente por causa da quantidade de niacina, ou vitamina B3, no fígado de galinha que eu resolvi fazer um artigo especial. A vitamina B3 inibe a pelagra que é uma inflamação das mucosas do corpo, acompanhada de dermatites, e de dor de barriga. E também é muito importante para o corpo humano, ela ajuda a absorção dos nutrientes dos alimentos. Portanto, participa ativamente no combate à má nutrição. Quanto ao colesterol… Não devemos nos preocupar uma vez que é um prato ocasional no cardápio do país.

A imagem dos galo e da galinha são um detalhe de uma pintura bem maior do pintor holandês Melchior d’Hondecoeter. Ele viveu no século XVII, um período interessante para os brasileiros uma vez que coincide com as invasões holandeses. O quadro original, pintado em 1680, está no museu Maurício de Nassau, em Haia.

Veja aqui a pintura completa.

Apenas uma observação, sempre que falamos de fígado de galinha em geral estamos nos referindo ao fígado de frango à venda nos supermercados.

Você também pode gostar