Já viu um pé de tamarindo? E já provou o doce?

por Cozinha da Márcia

Eu não me lembro de ter visto muitas árvores de tamarindo. Volta e meia me pergunto porque não temos mais pés de tamarindo espalhados pelas cidades. Sei que tem uma no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Mas eu só vi dois deles que me lembro bem. Uma das árvores estava na praia da Pedra de Guaratiba, onde passei umas férias quando pequena. E a outra era uma árvore enorme, eu a encontrei em uma visita com a escola a Ilha de Paquetá. Já deveria ter uns doze anos e adorei o passeio. O novela A moreninha do escritor Joaquim José de Macedo já fazia parte do meu repertório romântico., embora não entendesse muito bem, a falta de experiência em amores ainda era grande.

O que é um tamarindeiro e como chegou até aqui

Nativo da África tropical migrou primeiro para a Índia, daí seu nome científico – Tamarindus indica L., de onde foi trazida para as colônias espanholas do Caribe e para o Brasil. Provavelmente chegou ao Brasil no final do século XVIII ou começo do XIX, quando grande número de plantas foram aclimatadas – o que inclui a jaca, o café, a manga e qualquer outra fruta ou leguminosa que pudesse ser introduzida no clima ameno da colônia portuguesa. Política consciente por parte da Coroa portuguesa com o objetivo de gerar lucro, o que resultava também em um interesse científico na aclimatação das plantas.

www.cozinhadamarcia.com.brwww.cozinhadamarcia.com.brOs seus frutos são formados por uma fava que quando amadure fica com a casca seca e quebradiça. Os tamarindos com o sabor ao mesmo tempo ácido e doce dos seus frutos produz refrescos digestivos, e geleias para servir com queijo de minas meia cura ou para acompanhar carnes com molhos, pernil, e peixes grelhados. Na Índia, na Tailândia e em outros países do sudeste asiático é consumido em pratos salgados. A pasta de tamarindo é misturada com pimenta malagueta e outros temperos como o cominho para se fazer uma pasta picante que pode ser diluída em frango refogado com molho curry, por exemplo. A sua acidez substitui o limão em muita receitas.

Para saber mais sobre a árvore, e sobre as propriedades da fruta clique aqui no link do Brasil Escola

Veja a receita da Geleia de tamarindo aqui

Você também pode gostar