Jiló delicado com farofa com ovo e bacon

por Cozinha da Márcia
Jiló com farofa de ovo e bacon. Foto: Marcia Zoladz

O jilo cozido com pouquíssima água é um dos meus pratos prediletos. Os jilós  são da mesma família das berinjelas, e portanto, podem ser preparados da mesma maneira.  E eles também são tão amargos quanto as berinjelas.  Existem vários truques para se retirar o seu amargor. O primeiro passo é descascá-los  – boa parte do sabor amargo está na casca. Eles também escurecem rapidamente, quer dizer que oxidam. Basta dar um banho nas fatias na água e no suco de limão para que permaneçam branquinhas. Em seguida, é só secá-las, e utilizá-las.

Um outro método, mais parecido com o modo de pré-preparo das berinjelas, é primeiro esfregar  as fatias com sal,  deixá-las escorrendo em uma peneira. Elas irão perder ou todo ou boa  parte  do amargor, porém irão escurecer um pouco.  Quinze minutos depois lave-os na água corrente, seque-os um pouco, o jilós tem muita  água. E estão prontos para serem fritos, cozidos ou cortados bem finos como um carpaccio.

O  jiló da foto foi cortado ao meio, e ficou de molho por alguns minutinhos na água com limão. Em seguida arrumei-o já cozido em um prato fundo. O sabor do jiló cozido contrasta  tanto com a textura quanto com o gosto da farofa com ovo e bacon. E, para aumentar a acidez também acrescentei um pouco de  iogurte, e raspas bem finas da casca de um limão taiti.

Jiló com farofa de ovo e bacon. Foto: Marcia Zoladz

Jiló delicado com farofa com ovo e bacon

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 4 jilós
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • Suco de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 ovo
  • 1 fatias fina de bacon (o peso não é muito preciso)
  • 3 colheres de sopa (talvez um pouco mais) de mandioca torrada

Instruções

Descasque os jilós, corte-os ao meio no comprimento, e coloque-os de molho em uma tijela com água e o suco de meio limão por cinco minutinhos. Em seguida, cozinhe as metades dos jilós em um dedo de água, e sem sal. Assim que a água secar estão prontos.

Enquanto isso, corte o bacon em quadradinhos bem pequenos, com meio centímetro de largura. Doure o bacon no azeite de oliva até a gordura derreter. Misture um ovo rapidamente em um potinho, e acrescente à panela. Junte a farinha aos poucos, quebrando bem os ovos mexidos para distribui-los bem.

Na hora de servir em pratos individuais, arrume uma metade de jiló para cada convidado em um prato fundo ou em um parto de barro. Distribua a farofa de um lado e o iogurte do outro, e enfeite com raspas de cascas de  limão taiti.

Para servir as metades de jiló cozido juntas, cubra  o fundo de uma travessa com meio centímetro de iogurte, espalhe-os na travessa e espalhe um pouco das cascas de limão ralado. Sirva a farofa à parte.

Olha o truque

Jiló é da mesma família das berinjelas, e o maxixe é da mesma família dos pepinos. Por isso, ambos podem substituir os seus irmãos de tamanho maior nas receitas.

Você também pode gostar