Receita de frango a passarinho fácil e diferente

por Cozinha da Márcia
Frango a passarinho com colorau. Foto: Marcia Zoladz

O frango a passarinho é uma das receitas mais interessantes que conheço, em primeiro lugar por sua esperteza. A ave é cortada em pedaços bem pequenos, o que multiplica o número de porções. Corte o frango nas juntas; e em seguida, corte cada pedaço ao meio ou em três partes. Quer dizer, os pedaços são do tamanho de um passarinho frito.

O modo de fazer o frango a passarinho é simples. Basta esfregar cada pedaço com sal e pimenta, e por cima esprema um pouco de suco de limão. A receita tem apenas um detalhe – a escolha do óleo para fritar os pedaços faz muita diferença no sabor final. Dê preferência ao óleo de girassol para o gosto ficar levemente amendoado. Uma outra opção é esfregar os pedaços do frango a passarinho com colorau antes de fritá-los. A cor fica sensacional, e não afeta o sabor.  Ou frite-os  no óleo de dende para uma experiência mais ousada, e igualmente saborosa. E para acompanhar, uma cerveja gelada ou uma caipirinha de cachaça com bastante gelo.

 

Frango a passarinho com colorau. Foto: Marcia Zoladz

Frango a passarinho

Imprimir
Porções: 12 a 16 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 frango com 1,4 Kg cortado em passarinho
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 limão espremido e peneirado
  • 1 colher de sopa de colorau
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino moída na hora
  • 2 xícaras de óleo de girassol

Instruções

Compre o frango já cortado. Dê preferência para um frango  resfriado e não congelado. Explico o motivo nas notas a seguir. Lave os pedaços em bastante água, solte o sangue pisado próximo do osso com a ponta de uma faca. Esfregue o frango com o sal, a pimenta, e o colorau. Junte o suco de limão e mexa os pedaços nesse molho para untá-los por igual.

O ideal é fritar os pedaços de frango em duas levas. Assim não dá tempo dos pedaços de frango esfriarem até a hora de servir.

Aqueça o óleo em uma panela com a lateral alta para não respingar nem queimar alguém.

Coloque os pedaços no óleo quente aos poucos e com a ajuda de uma escumadeira. Lembre-se que o frango precisa dourar por fora, mas também cozinhar por dentro. Para tanto, observe os pedaços próximos dos ossos, esses deverão estar totalmente opacos e com a cor marrom.

Retire os pedaços à medida que forem dourando, e apenas após retirarem essa leva coloquem outros pedaços crus na fritura. Evita-se assim que o óleo perca calor, e o frango não fica crocante por fora com a carne umida.

Olha o truque

Qual a diferença entre um frango resfriado e um congelado? O frango resfriado é aquele que chamamos de fresco - ele é consevado em temperaturas baixas para garantir a sua qualidade até chegar ao consumidor. O frango congelado passa um por congelamento súbito para manter todas as suas qualidades ao ser descongelado na casa dos consumidores. Podem, portanto, ficar mais tempo armazenados. O processo de congelamento desidrata um pouco o frango, portanto, deixe-o de molho coberto com água por algumas horas antes de utilizá-lo.

Você também pode gostar