Receita diferente de picles de quiabo bem fresquinho

por Cozinha da Márcia
Picles de quiabo. Foto: Marcia Zoladz

O picles de quiabo é uma receita diferente para se aproveitar de modo inovador um ingrediente que já é tradicional na nossa mesa. Primeiro quero contar uma curiosidade: o quiabo é a fruta do pé de quiabo.

O picles de quiabo é um pouco diferente do tradicional preparado com cenouras ou pepinos. Nesse caso, ele utiliza o mesmo método europeu de se conservar alimentos com uma mistura de água, sal e vinagre, e alguns temperos.

Um pouco de história – o quiabo e uma série de outras plantas chegaram aqui junto com o tráfego de escravos africanos. Quer dizer que ele é uma planta típica da chamada diáspora africana – o transporte forçado de aproximadamente seis milhões de pessoas mundo afora. Os africanos eram escravizados principalmente na região de Angola, do Congo e da África Ocidental e enviados para o Brasil, o Sul dos Estados Unidos e países do Caribe. E com eles, os comerciantes iniciaram um intenso sistema de trocas de plantas do Brasil para a Africa, e de lá para cá. O coqueiro, as mangueiras, e as jaqueiras são alguns exemplos. Daqui saíram a mandioca, e as pimentas da família das malaguetas.

 

Picles de quiabo. Foto: Marcia Zoladz

Picles de quiabo fresquinho

Imprimir
Porções: 500 g Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 500 g de quiabos pequenos e macios
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 2 dentes de alho
  • 4 pimentas biquinho
  • 2 dentes de alho descascados
  • 4 a 6 galhinhos de tomilho fresco por vidro
  • 3 xícaras de água
  • 1 xícara de vinagre de maçã , de cidra ou de arroz

Instruções

Lave os quiabos, e arrume-os em dois vidros com tampa. Eu sempre guardo alguns vidros de molho de tomates, geléia e mostarda que reciclo para guardar temperos ou molhos feitos em casa. Nesse caso, utilizei dois vidros de molho de tomate com as tampas. Ferva uma panela com bastante água para cobrir os dois vidros. Acrescente os dois vidros à água quando esta estiver fervendo. Desligue o fogo. Só retire os vidros da água quando esta estiver morna. Deixe os vidros e as tampas secando ao ar livre no escorredor de pratos.

Enquanto a água ferve, lave e escorra os quiabos muito bem. Seque-os com um pano.  Divida nos vidros: duas pimentas biquinhos, um dente de alho, dois ou três galhinhos raminhos de tomilho. Arrume os quiabos em pé no vidro. Podem ficar apertadinhos. Arrume os quiabos de modo alternado, uma vez com a ponta para cima, e outra para baixo.

Ferva as três xícaras de água com o sal, acrescente o vinagre, misture bem, para ter certeza que o sal desmanchou. Divida mistura de água com vinagre pelos dois vidros com os quiabos. O importante é cobrir os quiabos com a água, e deixar pelo menos um centímetro sem água no alto do vidro. Tampe bem. Se quiser vire os vidros para baixo, apoiando-os nas tampas. Guarde-os na geladeira apenas depois de esfriarem.

O picles de quiabo pode ser consumido depois de uma semana. Poreem seu sabor fica mais gostoso depois de um mês. Sirva-os na salada, ou com sanduíches de presunto e queijo.

 

 

Você também pode gostar