O picles de quiabo é uma receita diferente para se aproveitar de modo inovador um ingrediente que já é tradicional na nossa mesa. Primeiro quero contar uma curiosidade: o quiabo é a fruta do pé de quiabo.
O picles de quiabo é um pouco diferente do tradicional preparado com cenouras ou pepinos. Nesse caso, ele utiliza o mesmo método europeu de se conservar alimentos com uma mistura de água, sal e vinagre, e alguns temperos.
Um pouco de história – o quiabo e uma série de outras plantas chegaram aqui junto com o tráfego de escravos africanos. Quer dizer que ele é uma planta típica da chamada diáspora africana – o transporte forçado de aproximadamente seis milhões de pessoas mundo afora. Os africanos eram escravizados principalmente na região de Angola, do Congo e da África Ocidental e enviados para o Brasil, o Sul dos Estados Unidos e países do Caribe. E com eles, os comerciantes iniciaram um intenso sistema de trocas de plantas do Brasil para a Africa, e de lá para cá. O coqueiro, as mangueiras, e as jaqueiras são alguns exemplos. Daqui saíram a mandioca, e as pimentas da família das malaguetas.