As bananas da terra assadas no forno ficam com uma aparência meio feiosa, parecem queimadas. No entanto, elas concentram o açúcar depois de assadas, e ficam deliciosas. A aparência não é das melhores mesmo. Primeiro porque elas precisam estar bem maduras para serem consumidas. O que quer dizer que a cor das cascas deve estar quase preta ou marrom bem escura para ser consumida.
Coloquei o cacho de bananas da terra maduras sobre um papel manteiga em uma assadeira. É tão simples. Assei-as até estarem muito macias. Utilize-as amassadas fazer sorvete, ou ainda como ingrediente em bolos, pudins. Elas são um bom acompanhamento para carnes ou como croquetes.
A banana da terra ou pacova é uma planta muito antiga. E portanto, já era conhecida das populações locais muito antes dos colonizadores europeus chegarem. A sua textura é mais dura do que a da banana comum, e por isso é comum consumi-la cozida. Como eu nunca a experimentei crua, não posso dizer se tem muito tanino. Essa substância seria uma das possíveis razões para cozinhá-la antes de ser consumida. Além disso, o tanino dá um travo na língua, e deixa aquela sensação áspera na língua. Por isso, que ela deve ser consumida só depois de cozida. Afinal de contas, não temos muito do que reclamar, quem são gosta de uma farofa com banana da terra, ou uma banana da terra frita com açúcar e canela por cima.
As espécies de bananas comestíveis como as conhecemos hoje em dia chegaram mais tarde. Vieram da Ásia e da África a partir do século XVI.