A lasanha de berinjela é mais um prato único delicioso para se servir durante a semana. Não utiliza molho branco, e o queijo parmesão só é acrescentado à mesa. Portanto, é um prato bem leve. No momento eu estou testando muitos pratos com berinjela por suas qualidades nutricionais. Também tem bom preço, e é fácil de fazer. O importante é acrescentar um pouco de carne às receitas – explicarei isso em outro artigo.
A receita dessa lasanha adaptada de berinjela só confirma o meu xodó por ela. Assim, é possível preparar uma quantidade enorme de pratos de origens culturais diferentes. Originalmente, chegaram à Europa junto com as relações comerciais entre os países do Mar Mediterrâneo. Porém, logo se espalharam e por isso as receitas podem vir da Itália, da Grécia, do sul da França, do norte da África, e dos países do Oriente Médio, da Turquia, do antigo império persa…
No entanto, ficaram realmente populares a partir de 711, quando os árabes invadiram e governaram a Península Ibérica. Aliás, onde ficaram até 1492, que é o ano que Cristóvão Colombo chegou ao continente americano. A presença dos árabes na Europa, eles se estabeleceram principalmente em Portugal, na Espanha, e no Sul da Itália. Porém, devido às suas relações diplomáticas e comerciais, influenciaram a medicina, a astronomia, a navegação, e naturalmente a gastronomia.
A lasanha a seguir é uma receita muito fácil que substitui as tiras de massa por fatias de berinjela. O molho de carne moída ficou pronto na véspera, mas também pode ser comprado pronto. E, é bem temperado com tomates. Além de ter muita salsa, pimenta do reino, tomilho, enfim pelo menos dois tipos de temperos frescos.
Mais receitas
Clique aqui para ver um molho de tomate com vinho branco